Mais comentada

Engajamento digital: o que ninguém te contou

Quer ganhar engajamento? Conheça o seu consumidor, relacione-se, comunique-se e interaja

Segundo o dicionário Aurélio, engajar é tomar a seu serviço e comprometer-se com algo. Engajamento no ambiente digital é o envolvimento do público com a marca que acontece por meio da interação e relacionamento, isso vai além do número de seguidores em uma mídia social ou das curtidas em uma postagem. Público engajado é aquele que interage com a marca e que está envolvido emocionalmente, psicologicamente e, até mesmo, fisicamente.

Um internauta, antes de qualquer classificação é um ser humano, e só se envolverá com a marca se sentir verdade, empatia e simpatizar a marca, para isso, os gestores de marketing devem desenvolver ações que atraiam o público, gere relevância e permita a participação.

Uma marca torna-se engajada quando consegue entregar 3 coisas: conteúdo de qualidade, sentimento no posicionamento da marca e bom atendimento digital.

Conteúdo de qualidade sempre irá atrair seguidores em qualquer canal. Mas no caso das marcas, não é só isso, as pessoas precisam também sentir que aquilo é importante na vida delas, seja para informar, entreter ou ajudar. A sua marca faz isso?

Outro ponto fundamental é o sentimento do posicionamento da marca. Se o conteúdo for diferente da proposta ideológica da empresa as pessoas terão dificuldade de fazer a associação com a marca. Isso deve estar refletido no tom, na linguagem, nas histórias e nas imagens nas redes.

E um dos pontos que considero mais poderosos: o seu atendimento. É preciso continuar o trabalho dando atenção às pessoas, respondendo os seus comentários, indicando soluções, participando de fóruns, estando aberto e sendo um solucionador para o consumidor.

Quer ganhar engajamento? Conheça o seu consumidor, relacione-se, comunique-se e interaja. Outro fator chave: não fuja e não bloqueie a opinião das pessoas, tire a sua empresa do pedestal de intocável e vá para o chão conversar. Ah, se for necessário, reinvente o seu departamento de comunicação e marketing.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: engajamento digital marketing digital relacionamento digital