Entendendo o impacto do sorriso do vendedor sobre as vendas e lucratividade em lojas de varejo

Qual é a força de um sorriso? Para responder a essa questão recorri a grandes estudiosos do passado, alguns deles, Darwin, Freud, e Piaget. Esses estudiosos em comum afirmam que o sorriso é uma demonstração de contentamento, prazer e alegria, mas aí vem a questão: Qual seria o efeito do sorriso do vendedor ou atendente de lojas de varejo sobre o comportamento do consumidor.

Qual é a força de um sorriso? Para responder a essa questão recorri a grandes estudiosos do passado, alguns deles, Darwin, Freud, e Piaget.  Esses estudiosos em comum afirmam que o sorriso é uma demonstração de contentamento, prazer e alegria, mas aí vem a questão: Qual seria o efeito do sorriso do vendedor ou atendente de lojas de varejo sobre o comportamento do consumidor?

Para investigar essa questão, realizei 4 experimentos com 346 consumidores de lojas de varejo alimentício de diferentes segmentos. Os resultados demonstraram que quando o vendedor/atendente sorri para o consumidor, há uma propensão do cliente em visitar a loja, no caso de ainda não tenha entrado no local, e ainda estar disposto a pagar mais pelo produto, ou seja, sorrisor também faz dinheiro!

Quando você sair para visitar um shopping center, ou mesmo passar em frente a uma loja, preste atenção se o vendedor/atendente irá sorrir para você, infelizmente a minha experiência de consumidor tem mostrado o contrário; "caras fechadas" tem prevalecido em muitos comércios e muitos gestores não sabem o porque da queda nas vendas e no desempenho financeiro da loja.

Pense nisso!

um grande abraço,

Leonardo

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Tags: Alimentos e bebidas lucratividade vendas