Entendendo os 4Ps do Marketing

Este artigo trás uma breve explanação sobre os 4Ps do Marketing e tem o objetivo de facilitar o seu entendimento e aplicações.

O objetivo principal deste artigo é explicar em linguagem bem simples o significado de cada um dos 4Ps do Marketing de modo a facilitar o seu entendimento e as suas aplicações.

Também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing, os 4Ps representam os pilares básicos de QUALQUER estratégia de marketing.

Vale salientar que com a globalização, os mercados se profissionalizaram imensamente tornando praticamente inviável que uma estratégia de marketing incompleta seja exitosa. É importante destacar ainda que não há um “P” mais importante que o outro nesse Mix. São partes igualmente necessárias para que a estratégia alcance os objetivos da organização.

É muito comum que novos empreendedores não dediquem atenção igualitária aos 4Ps e por conta disso acabem frustrando as suas expectativas em relação aos seus negócios, justamente por esse descuido na estratégia de marketing.

Quais são os 4Ps e o que precisamos saber sobre eles?

PREÇO – Basicamente, o preço precisa ser suficiente para gerar lucro, evitar prejuízo, atrair consumidores, estar na média do mercado e incorporar valor ao produto.

PRAÇA – Saber onde o produto será melhor aceito e consequentemente consumido em maior quantidade é fundamental para que a produção gire, o estoque gire e as vendas produzam riquezas para a organização.

PRODUTO – É para onde são canalizados todos os esforços da organização. É o elo de ligação entre a empresa e o consumidor. É no exato momento em que o cliente está consumindo ou utilizando o produto que a relação cliente/empresa se consolida ou se rompe. A qualidade é indispensável.

PROMOÇÃO – É o item que causa maior confusão entre os empreendedores. Para que fique claro, é fundamental dizer que esse componente do Composto de Marketing não tem a ver por exemplo com as liquidações em shoppings ou centros comerciais mas sim que trata-se de promoção da marca. Fazer o cliente acreditar que determinada marca ou produto vinculado a ela seja a solução para os seus desejos e necessidades.

A vontade de empreender já um grande lance. Não deixe essa chama se apagar. Antes que o barco fique à deriva, procure um profissional de Marketing e potencialize o seu negócio.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: 4ps composto de marketing empreendedorismo empresas marketing marketing digital mix de marketing negócios organizações praça preço produtos promoção sucesso