Estou fazendo várias ações de divulgação. Como saber o que está funcionando?

O que é conversão para você?

Ótima pergunta, realmente depois de um período de teste é recomendado avaliar os resultados de suas campanhas para descobrir qual delas traz maior retorno e focar nela. Para começar você precisa definir as métricas que vai usar para medir o seu desempenho. Por exemplo, para as campanhas de redes sociais você pode querer medir a quantidade de seguidores (likes na sua página), envolvimento do público com a sua campanha (quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários e pessoas alcançadas) e conversão (os indicadores dependem do seu objetivo).

O que é conversão para você? Baixar um ebook seu? Nesse caso, a conversão pode ser medida com a quantidade de downloads. Venda do seu produto? Descubra quantas pessoas que vieram das redes sociais fizeram a compra etc). Também é sempre bom medir o ROI (retorno sobre investimento) para descobrir quanto retorno trouxeram seus investimentos. Para medir o sucesso de suas ações de Relações Públicas você pode analisar quantidade de menções nas mídias e redes sociais e para campanhas de marketing de conteúdo - quantidade de visualizações do post, tempo passado na página, a taxa de rejeição, curtidas, comentários, compartilhamentos, quantidade de backlinks e conversão (quantidade de leads gerados, interação com leads já existentes, taxa de conversão, ROI e custo de aquisição por cliente)

Existem várias ferramentas que conseguem te ajudar a medir essas métricas:

- Google Analytics permite analisar os dados de comportamento de usuário;
- SEMrush tem ferramentas que permitem medir as fontes de tráfego, ranqueamento de palavras-chave e do domínio, dados de desempenho nas redes sociais, menções da sua marca, desempenho do seu conteúdo e analisar seu perfil de backlinks;
- Disqus ou Commentful ajudam rastrear os comentários;
- Buzzsumo e Mention permitem encontrar todas as menções da sua marca.

É questão de experimentar e escolher a ferramenta mais adequada à suas necessidades. Quando você adquire o livro Seu Sonho tem Futuro antecipadamente via link Kickante.com.br/Sonho, você recebe um mês grátis da melhor ferramenta para mensurar métricas e analisar concorrentes, o SEMrush. Valor do crédito: R$ 200 reais. Valor do livro: R$ 39,90 (frete incluso!).

Tem dúvidas sobre marketing digital? Deixe sua pergunta nos comentários.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração