Evite se tornar um estereótipo no ambiente de trabalho

Quando você se torna um estereótipo, pode ser visto pelos demais como incapaz de realizar o seu trabalho ou de assumir novas tarefas...

Estereótipo é o termo usado com a intenção de definir e limitar um grupo de pessoas na sociedade. Tem uma ampla aceitação cultural, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.

Quando você é contratado por uma empresa e inicia seu trabalho, logo no primeiro dia já faz uma avaliação do local, tentando identificar possíveis afetos e desafetos. Com o tempo começa a conhecer melhor as pessoas e ainda não tendo tanto contato, passa a fazer um pré-julgamento de cada um, como aquele é o puxa saco do chefe, o outro que só quer contar vantagem, a outra que quer aparecer e uma série infinita de outras características como o folgado, preguiçoso, o espaçoso e muitos outros. Importante ressaltar, que certamente, estarão fazendo a mesma coisa com você.

Quando você se torna um estereótipo, pode ser visto pelos demais como incapaz de realizar o seu trabalho ou de assumir novas tarefas e isso pode causar um grande prejuízo em sua carreira.

Porém, é importante ressaltar que nem todo estereótipo é negativo. Existem situações como a de uma pessoa prestativa, que está sempre disposta a ajudar no ambiente profissional, que pode ser considerado um estereótipo positivo. No entanto, isso não significa que o simples fato de ser positivo, possa ajudá-lo a construir uma carreira profissional. Para tanto, é necessário outras qualidades como determinação, conhecimentos e força de vontade.

O melhor a fazer é evitar os estereótipos. Para tanto, existem diversas maneiras de se mudar uma ideia estereotipada. O ideal é mudar suas atitudes, assim que descobrir que está sendo rotulado. Por exemplo, se descobrir que está sendo rotulado de “puxa saco” do chefe, procure adotar medidas mais profissionais tanto em relação a ele quanto em relação a sua equipe. Da mesma forma, se estão te chamando de preguiçoso, procure ser mais proativo, colocando-se a disposição para ajudar seus colegas quando necessitarem. Estas mudanças poderão ser percebidas pelos colegas que passarão a
tratá-lo de outra forma, certamente com muito mais respeito e admiração.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(1)
Tags: ambiente de trabalho esteriótipos marketing marketing pessoal