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Flywheel Marketing: o que é e como aplicar

O Flywheel marketing é um excelente caminho que você consiga alcançar seus objetivos de uma marca bem sucedida na internet. Saiba como usar essa excelente técnica aqui

Dinâmico. Essa é a palavra que, em minha opinião, melhor define o Flywheel Marketing ou Marketing de impulso.
Construir sua marca na internet, assim como a construção de qualquer marca sempre foi, não é fácil! Demanda muita persistência, tentativas, erros e acertos ao longo do tempo de existência da marca.

Estar firme no propósito e continuar o trabalho, são elementos fundamentais para que você consiga crescer naturalmente com links, conteúdo, lista de e-mails e novos clientes.
O Flywheel marketing é um excelente caminho para que você consiga alcançar os resultados de uma marca bem sucedida na internet.

Entendendo o que é Flywheel Marketing

Imagine uma roda parada que para que ela saia do lugar, seja necessário muita força. Pode ser uma roda de carro ou até mesmo uma bicicleta. Os primeiros movimentos são muito difíceis, lentos, pesados e dolorosos em alguns casos. Mas conforme vc mantém a força aplicada,  essa roda começa a rodar mais rápido e com menos dificuldade. Ou seja, seu esforço para que ela continue girando é menor que o primeiro movimento pois a própria roda está gerando parte da energia suficiente para que ela gire sozinha.

Agora vamos imaginar em um cenário propício e trazer para a realidade da internet.

Imagine que você tem um site, com uma boa estratégia de SEO, tem uma variedade de palavras que gostaria de ranquear e começa a produção de conteúdo. O trabalho é realmente difícil, e  os resultados começam a aparecer. Alguns seguidores no Twitter e Facebook, alguns outros inscritos para sua newsletter mas nada é como você esperava. Parece um trabalho que não vale a pena. E você até pensa em abrir mão do inbound marketing, jogar tudo isso para o alto e investir todo seu dinheiro em Google Adwords, Facebook Ads e outras mídias pagas.

Mas você continua o trabalho e percebe que depois de um período as coisas começam ficar diferente. Suas publicações começam a aparecer mais rapidamente nas primeiras páginas de pesquisa, suas visitas começam a subir e é nesse ponto que você  começa a entender o conceito: A roda está girando. 

E isso também é verdadeiro para mídias sociais. Conforme você consegue novos seguidores, suas publicações terão um alcance maior a cada post novo.

Depois do primeiro esforço, você cresce naturalmente

É preciso construir relacionamento com seus usuários, ser um influenciador na sua área de atuação. Lembre-se: conteúdo de qualidade aumenta ainda mais a sua pontuação no page rank. 
As pessoas passarão a te procurar, mais pessoas irão ver seus conteúdo e consequentemente, seu alcance ficará cada vez maior. Isso tudo de forma natural, fluídica.

Faça a distribuição de conteúdo do seu site através do link building, técnicas de SEO com materiais de qualidade que tenham total engajamento com o seu ramo de atuação. Isso irá melhorar definitivamente sua reputação.

Quando você alcançar o estágio que postagens de meses atrás ainda recebem visitas e seu site esta cada vez melhor nos resultados de pesquisa, é o momento de investir na compra de mídia, com muito mais qualidade e assertividade das palavras-chave, opções de região e outros tipos de segmentação disponíveis. E isso fará que a roda apenas gire cada vez mais rápido e mais forte.

Esse cenário descreve definitivamente o que é o Flywheel marketing. Mas como tudo nessa vida, existem regras para que as coisas funcionem bem e aqui estão elas:

3 regras cruciais para flywheel marketing

Primeira regra

Você precisa estar disposto para o desafio de investir cada vez mais e por mais tempo nas técnicas de flywheel marketing. Em SEO, busca orgânica, leva muito mais tempo para conseguir se ranquear. Construir sua autoridade de domínio, autoridade de página, construção de links e textos âncoras, tudo que você precisa para se ranquear  e ser competitivo é muito desafiador. Por esse motivo que as pessoas que se preparam para ações de longo período estão batendo as pessoas que investem em ações de curto período.

Segunda regra

Você precisa definitivamente estar disposto, investir tempo nas técnicas de Flywheel marketing e aceitar o erro. Isso pode ser muito difícil para muitos executivos e profissionais de marketing digital. Basicamente, quando você executa algum trabalho ou contrata alguém para fazê-lo, espera que o resultado alcance alguns números bons e geralmente em um curto período de tempo. Mas e se isso tomasse mais tempo do que o imaginado? Talvez você tiraria o pé do acelerador no recurso que não está apresentando os resultados esperados. Cancelaria os investimentos. 
Mas isso pode ser um grande erro e destruir potenciais campanhas que, caso você tivesse investido mais, tivesse persistido mais, trariam resultados incrivelmente satisfatórios e inesperados. 
Não desista. Continue persistente no trabalho.

Terceira regra

Aprenda a encontrar o método flywheel em tudo. Conforme você encontra nesses canais, irá perceber que está atingindo outros canais de comunicação. O próprio Google AdWords tem seu próprio sistema flywheel funcionando para entregar melhores resultados para quem programa campanhas de uma maneira mais relevante, conforme seu CTR sobe, sua marca se torna melhor e as pessoas clicam mais, as pessoas têm uma boa experiência em seu site, percorrem todo o funil que vai dar em algum lugar e todas essas coisas, seu custo de aquisição por clique pode baixar potencialmente enquanto o número de cliques adquiridos sobe. 
Isso é Flywheel em ação.

E-mail marketing flywheel

E-mail marketing ainda é a melhor opção para manter o engajamento dos seus usuários com um custo baixo. Aplicando a técnica do flywheel marketing no e-mail, irá possibilitar você a alcançar números jamais imaginados e ainda ajudar na reputação e construção da marca na internet.
Construa uma lista de pessoas realmente interessada em seu conteúdo, fale com eles diretamente por e-mail no momento certo. Não seja lembrado por "aquela marca que manda um monte de e-mails". Ofereça exclusividade de conteúdo, descontos e novidades para quem fizer parte da lista. Automatize o processo de envio de e-mails conforme o usuário se comporta em seu site. 
Tudo isso avaliando os resultados e manipulando listas de forma separada e sempre melhorando o trabalho, para que seus números de CTR no e-mail cresçam, sua entrega de e-mails fique cada vez melhor e seus visitantes se engajem mais, compartilhando seus conteúdos e indicando para amigos.

Vá além

Mais do que utilizar uma roda em movimento como oportunidade para, divulgar o que você quiser, é preciso fazê-la girar para manter o seu conteúdo envolvendo as pessoas, melhor que isso, ajudando pessoas e isso se tornará recíproco. É um exercício constante de atualização para que a roda continue gerando resultado.
A técnica é simples mas não é fácil e requer muita dedicação. Porque na teoria, tudo é bonito. Pode parecer fácil aplicar essas estratégias, mas é sábio entender que nem todos conseguem obter o resultado esperado e acabam desistindo no meio do caminho. 
Para isso, é preciso estar disposto a arriscar em novos ramos, temas e nichos de mercado sabendo que, em algum momento, você poderá desistir por exaustão e ir além do comum, do básico e simplório. Você está construindo um relacionamento com seu público e isso não é algo fácil de se fazer.

Não deixe que seu concorrente te vença no quesito persistência e atinja os resultados que você queria. Quanto antes você falhar, mais forte ficará e a roda irá girar mais rápido. Isso permitirá que você encontre novos caminhos, diminuindo custos e aumentando as conversões, sejam elas quais forem, no marketing on-line.

Espero que tenha gostado do conteúdo apresentado aqui e se tiver algo que queria acrescentar, deixe nos comentários.

Obrigado e até a próxima.

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Tags: internet marketing marketing marketing digital seo