Gestão de Marketing em Mídias Sociais - Parte 7 - Sistema de Apoio à Decisão

Conheça os principais requisitos em um Sistema de Apoio à Decisão para Gestão de Marketing em Mídias Sociais nos níveis estratégico, tático e operacional.

Géssica Hellmann,
A figura a seguir representa uma síntese das principais ideias apresentadas nesta série sobre gestão de marketing em mídias sociais, sob a forma de um modelo de Sistema de Apoio à Decisão.

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Sistema de Apoio à Decisao para Marketing em Midias-Sociais - um modelo prático. Imagem por Géssica Hellmann & Cia

Vemos na figura:
  • A gerência de nível estratégico estabelecendo crenças e cadeias de crenças.
  • A gerência de nível tático selecionando as abordagens para cada um dos diferentes públicos-alvos em função de sua prontidão para a ação.
  • A gerência de nível operacional implementando diversos projetos para converter cada público-alvo definido no nível tático às crenças estabelecidas no nível estratégico.
Vale observar que chamamos de "gerência" à função desempenhada em cada nível, não necessariamente a um cargo, pessoa ou departamento da empresa.

De qualquer forma, seja qual for o procedimento departamental adotado na prática de sua empresa, o sistema de apoio à decisão deverá ser capaz de receber e distribuir inputs específicos para cada nível de decisão, distribuindo-os ao longo do sistema conforme a necessidade de cada nível. Por exemplo, quanto à Iniciativa dos Projetos, o sistema deve prever que os projetos sejam submetidos tanto pela gerência nos níveis estratégico ou tático, quanto pelos colaboradores no nível operacional.

Apresentamos a seguir uma lista mínima dos recursos que o seu Sistema de Apoio à Decisão em Gestão de Marketing em Mídias Sociais deve ser capaz de prover para cada nível de decisão.

No nível estratégico, o gerente deve ser capaz de:
  • Definir, abrir e fechar áreas estratégicas para os projetos.
  • Definir objetivos gerais e variáveis prioritárias.
  • Intervir diretamente na execução de projetos tanto no nível tático como no nível dos projetos individuais.
  • Estabelecer parâmetros e regras gerais para todos os participantes do sistema.
  • Delimitar, restringir e ampliar o acesso de cada participante a qualquer área do sistema.
  • Aprovar e rejeitar propostas, fazer sugestões e dar instruções.
  • Gerar relatórios com os resultados consolidados de todas as ações.
No nível tático, o gerente deve ser capaz de:
  • Orientar e monitorar diretamente a execução dos projetos.
  • Definir, abrir e fechar campos de ação tática
  • Definir objetivos e variáveis específicas para cada equipe e para cada projeto individual.
  • Definir de forma limitada o acesso da equipe a certas informações e recursos.
  • Aprovar e rejeitar propostas diretamente dentro dos limites de sua atuação ou encaminhá-las para aprovação no nível estratégico.
  • Gerar relatórios de resultados consolidados por área de atuação tática.
No nível da execução dos projetos (nível operacional), os colaboradores devem pelo menos ser capazes de:
  • Registrar as principais características do projeto: objetivos, público-alvo, variáveis de interesse, técnicas a empregar, ideias-chaves, cronograma, metodologia de aferição de resultados.
  • Consultar informações essenciais à execução do projeto a que tenha recebido acesso por parte da gerência superior.
  • Gerar relatórios de resultados relacionados aos projetos pelos quais seja responsável.
(Originalmente publicado em "Gestão de Marketing em Mídias Sociais - Parte 7 - Sistema de Apoio à Decisão")
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Tags: gestão marketing em mídias sociais