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Gestão Mercadológica: Como o Marketing pode contribuir para o sucesso empresarial?

No atual cenário econômico em que as organizações precisam utilizar das mais diferentes estratégias para se manterem competitivas, o Marketing surge como importante recurso para impulsionar o sucesso de uma empresa

      Alcançar o sucesso é a pretensão de qualquer organização empresarial. E nesse caminho de busca pela consolidação e estabilidade econômica, o Marketing assume importante papel na construção de uma imagem forte baseada numa leitura gerencial rica de estratégias e oportunidades.

      É nessa perspectiva de evolução mercadológica que o Marketing pode oferecer a visibilidade de que uma empresa precisa para se consolidar no mercado, buscando a satisfação e fidelização de seus clientes numa concepção de respeito e compromisso com a qualidade.

       Entretanto, fazer mercado em tempos de crise não tem sido uma tarefa fácil para as organizações, levando em consideração que elas precisam buscar os mais diferentes caminhos para vencer os mais diversos obstáculos. Sendo assim, elas devem construir uma gestão mercadológica capaz de fazer de seus clientes os seus mais importantes parceiros.

        Nesse sentido, saber gerenciar o processo de análise de mercado para que a partir dessa investigação propor as mudanças e estratégias necessárias para impulsionar melhores relações comerciais com os clientes é de fato o grande diferencial de uma eficiente gestão mercadológica.

         No entanto, conquistar clientes é muito mais que investir em propagandas e realizar promoções. Conquistar clientes é oferecer um diferencial de qualidade, é promover a credibilidade por meio da excelência, é conseguir enxergar a felicidade de quem teve as suas necessidades atendidas. E essas ações só podem ser alcançadas com um trabalho contínuo de uma gestão mercadológica experiente com expressiva sensibilidade gerencial. 

          Construir essa sutileza de análise e se colocar no lugar do cliente torna-se fator determinante na conquista dos consumidores que a cada dia exigem mais das organizações, buscando novos diferenciais e novos valores mercadológicos. Assim, as empresas que ignoram esses valores são trocadas por outras. E os clientes passam a buscar em outras organizações mais inovação, mais dinamismo e principalmente mais respeito para com o atendimento de suas necessidades e exigências.

           Nessa concepção de inovação mercadológica, percebe-se que o mercado competitivo atual exige uma gestão de Marketing experiente que busque promover novos caminhos de fidelização de clientes, construindo uma marca registrada de credibilidade dentro do cenário corporativo.

            Assim, na busca pela conquista de novos mercados observa-se que o famoso e clássico composto de Marketing (preço, praça, produto e promoção) precisa interagir com mais intensidade e dinamismo para que a empresa atenda com eficácia a sua clientela.

           Esssa interatividade consiste em desenvolver em cada um desses quatro elementos o maior potencial de incentivos e benefícios para o consumidor, sempre enfatizando que a busca pelo atendimento de qualidade as suas necessidades e exigências faz parte dos valores e princípios básicos da organização. 

            Nesse sentido de utilização dos caminhos mercadológicos mais adequados às organizações e aos clientes, vem surgindo ao longo dos anos uma imensa diversidade de tipos de Marketing, que vão desde os mais populares como o Marketing Promocional, aos mais particulares e exclusivos como Marketing de Exclusividade.

            Essa diversidade na gestão de Marketing permite uma variedade de caminhos a ser trilhados pelas organizações, oferecendo diversas oportunidades de conquistar novos consumidores e influenciando na obtenção de melhores resultados pelos gestores.

            Não se pode deixar de destacar dentro desse imenso universo mercadológico, o grande crescimento e utilização do Marketing Digital, que tem demonstrado a cada dia, a grandiosa força da tecnologia como recurso indispensável ao desenvolvimento produtivo das organizações modernas.

            Nesse contexto, saber escolher o tipo de Marketing que se adapte melhor a um determinado momento organizacional ou a determinadas empresas é sempre uma tarefa que deve ser planejada com muita racionalidade e sensibilidade gerencial.

            Diante dessas perspectivas de percepção gerencial, se faz necessário que uma organização construa um Plano de Marketing que busque o seu crescimento econômico e isso só poderá ser realizado com muito estudo, pesquisa e análise, de forma a encontrar os reais motivadores da satisfação e fidelização de seus clientes.

            Contudo, pode-se compreender que somente uma gestão mercadológica com significativa sensibilidade gerencial poderá contribuir para o sucesso de uma organização na conquista de novos mercados e aumento de seu potencial produtivo. E essa sensibilidade gerencial passa pela busca constante de estratégias ou tipo de Marketing a ser utilizado pela empresa que deve estar em plena sintonia com o seu Planejamento Estratégico, evidenciando uma preocupação contínua pelo atendimento de excelência a todos os clientes e pela consolidação de seu equilíbrio econômico.

 

AUTOR:

MARCOS ANTÔNIO LENES DE ARAÚJO, Bacharel em Administração de Empresas, graduação tecnológica em Recursos Humanos e Licenciatura em Matemática.

 

 

 

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