Gillette Mach3 GRATUITA - Entenda a estratégia por trás da campanha.

Você que ganhar um aparelho de barbear Gillette Mach, totalmente gratuito entregue na sua casa, sem custo de frete? Entenda a estratégia por trás desta campanha da Gillette.

Hoje eu me deparei com essa oferta na minha timeline do Facebook: "Gillette Mach3 entregue na sua casa, totalmente gratuita, cadastre-se e receba".

Achei bem intrigante, uma publicação repleta de comentários desconfiados, por isso resolvi analisar a campanha mais a fundo, sobre a minha perspectiva após 8 anos fazendo Campanhas de vendas com a internet na v4company.com.

A pergunta é: O que a P&G ganha com essa promoção? Eu tenho algumas possíveis respostas...

RECIPROCIDADE, CUSTO E EXPERIENCIA.

Profissionais de Marketing, principalmente os mais focados em vendas, já ouviram muito falar de Gatilhos Mentais. Esse termo foi popularizado no livro "Armas da Persuasão" que é um estudo sobre as conexões cerebrais padronizadas na mente humana, que quando estimuladas, aceleram tomadas de decisões. 

Essas conexões são naturais, todos nós temos. São atalhos armazenados no nosso cérebro para poupar energia do órgão. Essas conexões são chamas de Gatilhos Mentais. A intenção é fazer uma analogia com um gatilho, que ao ser pressionado dispara. No caso o Marketing pressiona o gatilho e dispara a ação de consumo. 

A Reciprocidade é um desses gatilhos, o melhor jeito de entender como esse padrão mental está presente em nossas vidas é com exemplos, veja:

Bem provável que sim, porque seu padrão mental, de um animal social, diz que para você sobreviver em sociedade é importante ser reciproco, você mal pensa para responder essa pergunta. 

Esse gatilho utilizado no mundo do Marketing é visto muitas vezes. Bons exemplos são amostras grátis em supermercados, qual a intenção? Provocar o gatilho mental e você se sentir na obrigação de comprar. Ou em uma loja que você encontrou só para ver um produto sem intenção de compra, mas você é bem atendido, experimenta produtos tomando o tempo do vendedor, qual a sensação? Uma grande vontade de retribuir o serviço prestado e acaba comprando. 

No Marketing Digital atualmente é muito comum ver isso em estratégias de Inbound Marketing, onde o conteúdo grátis é o que vai tentar pressionar o gatilho, como um Ebook. 

No caso da campanha da Gillette, a intenção é a mesma, ao receber o produto totalmente gratuito em sua casa, de uma maneira surpreendente e fácil, qual vai ser a sensação em um PDV onde está um produto Gillette e o concorrente ao lado? Vou de Gillette que fez algo por mim. 

Outro ponto é o custo. - Poxa Dener, custa muito caro ter que dar uma infinidade de amostras grátis além de pagar o frete.

Não, custa muito barato! Antes vamos ressignificar o que significa barato e caro quando estamos falando de Marketing: caro é o que não da resultado. 

Compare as opções:

Opção 1. A Gillette tinha a opção de investir uma parte do seu orçamento em mais campanhas de TV que além do custo de veiculação gigante, implica num custo de produção do filme. 

Opção 2. Levar o produto para milhares de casas, com uma campanha muito mais barata, veiculada em um canal que vaia tingir muito mais pessoas com o mesmo orçamento. Proporcionando uma experiência diferenciada e significativa e ancorada no principio da reciprocidade. Quantos aparelhos e refils eles vão vender depois dessa ação? Além de fidelizar o cliente pela experiência.

Obvio que a opção 2 é muito mais segura na perspectiva de retorno sobre o investimento. Alias comparar duas dois, contraste, também é um gatilho mental, mas isso é assunto para outro artigo. 

Minha intenção com esse texto é explicar um pouco da estratégia por trás desse case para poder inspirar você a fazer campanhas de vendas com a internet de maneira inteligente. Espero ter ajudado.

Artigo escrito por http://v4company.com com exclusividade para o Portal Administradores.

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Tags: gatilhos mentais gillette marketing reciprocidade