Ideias de ações estratégicas para pizzarias.

Provocações criativas de ações que as pizzarias poderão adotar para a conquista de novos clientes e para a manutenção da preferência de clientes conquistados.

Fábio Mesquita,
Pizza! Quem não gosta de uma boa pizza? Quem na nossa cultura não já parou e disse: hoje, quero comer uma pizza? Ou, no meio da turma, não exclamou em alta voz: "vamos comer uma pizza!" A pizzaria é um dos negócios mais bem cotados do mercado em que vivemos. Por ser da área de alimentação, é um dos últimos tipos de negócios que sofrem com os movimentos da economia, e um fator muito interessante para a pizzaria é que é um tipo de produto que não sofre com a sazonalidade, ou seja, todo mundo come pizza em todos as épocas do ano.

 

Segundo dados do SEBRAE, o mercado de Pizzaria cresce acima de 5% em vendas todos os anos. E existem vários tipos de pizzaria apresentados hoje pelo mercado. Existem as tradicionais, aquelas com um grande salão, com mesas, cadeiras, garçons indo e vindo, servindo os diversos clientes; existem também aquelas com ambientes diferenciados, que investem pesado no glamour e no charme do local. Tabalham uma arquitetura requintada, uma decoração rebuscada, onde a pizza ganha uma característica de jóia de grande sabor. São as conhecidas como "Forneira". Elas atendem a um público de alto poder aquisitivo por trabalhar o seu universo com esse tipo de conceito. Mas, também existem as pizzarias a la carte, que são as que mais percebemos por todos os lugares. Apresentam um cardápio super variado, instalações bem mais simples e modestas. As pizzarias a la carte atendem os mais diferentes nichos sociais. Também existem as famosas Pizzarias rodízios, onde os clientes, com um preço único, podem provar todos os sabores do cardápio por pedaços. Temos as delivery, que atendem diretamente as casas dos clientes, e as de fast food, um pedaço de pizza do sabor desejado com um refrigente bem gelado.

Seja qual for o tipo de pizzaria que você tenha, ou trabalha, pensar em alguns pontos de posicionamento de mercado é de extrema importância para se conquistar clientes e fidelizar o público pelo coração e pelo paladar.

O primeiro ponto que considero de suma importância é o trabalho da marca. O conceito que a a empresa apresenta, a definição do universo da marca, a construção da linguagem empresarial e os pontos de comunicação direta com seus clientes.

Com isso bem definido, e o universo da marca com seu conceito elaborado, uma ideia que casa de forma impactante é a criação personagens para o universo da marca. Isso cria todo um ambiente de exclusividade e personificação para suas estratétias. Além de ilustrar não só a decoração da casa, o cardápio e a comunicação de modo geral, traduz o universo do sabor, a identificação familiar e a conquista da atenção do público de modo geral. Quando a pizzaria trabalha com personagens animados, com personagens de desenhos próprios, montando a sua turma, ela ganha as crianças de "0" a 100 anos de idade.

A questão está relacionada a tradução da simpatia. O estabelecimento apresenta uma tradução direta com um clima de amizade, e a marca carrega um forte apelo por ser uma marca amiga, e, com isso, a marca ganha um pedacinho do coração do público de modo geral.

O cardápio é um dos principais pontoa, e posso até dizer o mais forte instrumento de comunicação da pizzaria. É uma peça que deve ser trabalhada com identidade e diferenciais claros do mercado, como o batismo de cada pizza. Para cada sabor um nome diferente das praticadas tradicionalmente no mercado local. Com isso, a sua pizzaria, ganha um aspecto de individualidade, criatividade, sofisticação e de identidade marcante. Sem falar que, com isso, cria- se uma identidade para cada produto. Cada pizza passa a ter sua vida própria e, com alguns investimentos financeiros, cada produto passa a ser conhecido pelo público de forma individualizada, fazendo de cada pizza um produto de desejo. E, para isso, a comunicação visual é uma forte arma.

Um outro ponto é a definição clara e bem explicada nas principais peças de comunicação do seguinte conceito: "Por que a minha pizza é a mais gostosa do mercado?" Aqui, a criatividade da cozinha soma com o apelo publicitário para a conquista da atenção do consumidor seja na diferenciação da selação dos produtos seja em um cardápio variado e diferenciado em relação a concorrência seja na premiação pela preferencia de compra seja pelo ambiente seja por todos esses fatores em conjunto. Contudo, traduzir que a sua pizza é a mais gostosa é de suma importância para a conquista da preferência.

Outro elemento que é pouco trabalhado nas pizzarias, mas que deveria ser pensado com mais propriedade para agregar mais valor e chamar atenção dos clientes, é a promoção do mês. Ações mensais, onde um produto do cardápio entra em destaque com um preço ou uma condição ou uma ação "casadinha" especial. Apesar das pizzarias não sofrerem com sazonalidade por se tratar de um produto de gosto popular e de forte aproximação das pessoas, é um alimento do universo do entretenimento. As pessoas comem se divertidno. A criação de mini campanhas sazonais casando temas, produto e preço dará um movimento diferente à casa.

Agora, para esse tipo de pensamento estratégico, vale a criação e manutenção de um bom web site, divertido, dinâmico, interativo, onde os clientes possam se identificar com a casa de forma pessoal. Onde a atração dos produtos pelo sabor tenha um forte impacto visual, em site simples e de fácil navegação e com uma boa estratégia lincada nas redes de relacionamento. Isso trará um grande movimento para a casa, dará uma forte turbina nas vendas delivery e conquistará um espaço na mente do seu consumidor.

Lembrando sempre que, produtos de alimentação, todo mundo come primeiro com os olhos. O que se vê motiva o coração e o estômago. Com isso motivado, o bolso se torna mais um aliado do que um fator complicador.

Agora, vamos imaginar algo novo. Vamos imaginar uma pizzaria que ofereça para os seus clientes um plus, onde a pizzaria oferece de graça momentos com um nutricionista. Reuniões em lugares especiais, onde um nutricionista mostra os mais diversos tipos de pizzas que fazem bem à saúde. Ensina- se o momento e como se comer uma deliciosa pizza de forma correta e apresenta- se os tipos saborosos que levam muito vegetais e legumes e que são tão gostosas quanto as pizzas conhecidas em cardápios tradicionais.

Vamos imaginar também uma pizzaria que tem um programa com uma academia de ginástica. Casando-se a delícia de cada produto com a saúde do corpo ou uma pizzaria que oferece várias cartilhas educacionais, animadas, criativas, com as quais as crianças se divertem aprendendo lições básicas para a vida com games, informações e muita descontração.

Podemos também imaginar uma pizzaria que ajuda o inglês das pessoas. Onde clientes ganham desconto em matrículas de cursos de línguas ou em diversas áreas do mundo das profissões.

Ou, quem sabe, uma pizzaria que casa a diversão do seu sabor com o entretenimento do cinema, com promoções mensais que levam turmas para assitir aos lançamentos do mundo da sete arte com exclusividade e de forma personalizada.

Tudo isso, trabalhado de forma orquestrada e dentro de um plano de ações de marketing estratégico, trará um grande fator de sucesso para a sua pizzaria. Sem falar na construção dos argumentos para as redes sociais, blogs, micro-blogs, que ajudarão na construção do universo da casa. E, com isso, haverá a conquista de novos clientes pelo conhecimento dos diferenciais que a casa oferece. Em um mundo que é orquestrado pela informação, a criatividade da gestão da mesma dará o caminho das grande conquistas.

Boas ideias e bons resultados.

Fábio Mesquita Torres

Publicitário da Grão Novo.

Avalie este artigo:
(1)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.