INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Luis Sacchi,
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS





LASANHA DOCE



AUTORES:
LUIS SACCHI BOEIRA
E-mail:( luis_boeira@yahoo.com.br),fone:(61)3797-9985
ELIANE MARIA
e-mail: ( elianebsb22@yahoo.com.br), fone: (61)8578-4993
JOAQUIM LEANDRO
e-mail: ( jleandrosnt@hotmail.com), Fone: (61) 3223-7943

PROFESSORA:
LUNA






















1- Introdução (breve relato do mercado)

Apesar do mercado de massas ter sido pautado pelo tradicionalismo, a capacidade de reinventar e inovar tem se mostrado eficiente na conquista de antigos e novos clientes. Quem não ficaria curioso para experimentar um sabor exótico acrescentado a um prato tradicional já apreciado e aprovado?
A resposta a essa pergunta está no enorme sucesso que as pizzas doces e exóticas fazem entre os consumidores em sua maioria crianças. Trata-se de um amplo mercado que não está saturado cresce gradativamente o número de consumidores e em conseqüência abre espaço para novos entrantes (empresas e produtos). Teremos uma estrutura física uma loja onde serviremos todos os tipos de massas e entre elas o produto que criamos.


2 - O Produto
- Diagnóstico Empresarial
* criação e definição do novo produto

Lasanha doce Novo Sabor, composição massa especial de lasanha um pouco mais adocicada que a massa convencional,recheio de frutas (maçã, pêra, banana, ameixa, doce de leite, chocolate entre outros) com queijos especiais e caldas especiais, podendo ser consumido em quente, deverá ser servido assim que retirado do forno para que seja possível apreciar melhor o sabor e o aroma das combinações de sabores. Deverá ser conservado resfriado antes e ir ao forno e depois de ir ao forno deve ser consumido. Irá conter menor número de calorias que as lasanhas convencionais por ser composta em sua grande maioria por recheio de frutas com adoçantes naturais e especiais a gosto dos clientes.
Produto criado para consuma na casa de massas e terá embalagem especial para viagem caso haja necessidade.

* variáveis ambientais internas e externas

As variáveis internas (endógena) Serão analisadas os pontos fracos capacidade de produção, apresentação do produto para os clientes treinamento de profissionais e pontos fortes mão de obra especializada, equipamentos adequados matéria prima de boa qualidade, fornecedores fixos da matéria prima utilizada. Na variável do ambiente externo (exógena) será analisada a concorrência, a aceitação do produto no mercado o marketing do produto será analisado também a clientela e os fornecedores.

* definição de metas, objetivos e missão

Nos primeiros 3 meses usar estratégia de apresentação de o produto conquistar 30% de clientes e mantê-los fieis, no final do 1º semestre ter conquistado 50% dos clientes e no final do 4º semestre começar a obter lucro, pois no período anterior a dois anos serão feitos investimentos constantes.
Objetivo abrir novas lojas a partir do 2º ano, pois, o produto já estará conhecido no mercado começar a obter lucro, atender todo o Distrito Federal e expandir para outros estados
Desenvolver novos produtos do mesmo segmento para dar continuidade no sucesso da empresa e satisfação dos clientes, tornarem nosso produto um dos mais consumidos no mercado de massas.


* definição do público-alvo

Público alvo os consumidores de massas, para esse produto específico segundo pesquisa de campo 60% crianças, 30% mulheres e 10% homens.

* avaliação do mercado (elementos críticos de sucesso) – sazonalidade, competição e concorrência, barreiras à entrada de novas empresas, rentabilidade, controle do governo, disponibilidade e mão-de-obra, questões legais, taxa de crescimento do mercado.

Trata-se de um mercado grande em relação a consumidores. As barreiras a entrada de novas empresas são o alto nível de qualidade dos nossos produtos e os projetos de expansão para que haja o mínimo de espaço possível para novas empresas, inovar sempre para estar um passo a frente dos possíveis concorrentes.
Entraremos no mercado com o preço pouco abaixo do preço médio seguindo a princípio o preço do produto já existente (lasanha salgada) para que o cliente tenha menor resistência a conhecer o novo produto e aumentaremos o preço de acordo com o aumento do consumo do produto. Será feito controle de qualidade do produto seguindo rigorosamente as normas. Teremos nosso espaço físico para o processo de produção embalagem e distribuição dos produtos assim como empresa e produto seguindo todas as normas governamentais.



* estratégia de posicionamento

É um produto já existente no mercado, porém, totalmente inovado, não há concorrência direta a princípio por se tratar de novos sabores de um produto que já é bem aceito no mercado.

* estratégia de diferenciação

Nosso produto terá os sabores mais exóticos e diversos dificultando assim que outras empresas nos copiem, serão lançados a princípio sabores tradicionais como:
Romeu e Julieta, doce de leite, chocolate e sabores exóticos massas especiais com recheios de frutas diversas combinado com queijos especiais entre outros ingredientes que não são comuns as lasanhas convencionais. Iremos focar no comportamento do consumidor para atender melhor suas necessidades adaptar o produto de acordo com o gosto do cliente para que este esteja sempre satisfeito com produto.

- Decisões do Produto
* características do produto

Matéria prima utilizada na produção produzida de acordo com a necessidade de consumo, processo de fabricação de acordo com pedidos dos clientes produto para ser consumido assim
Que retirado do forno ainda quente, terão 3 tamanhos: individual, duplo e porção para 6 ou mais pessoas. A espessura da massa é fina o recheio consistente interno e externo na decoração.

* ciclo de vida

O ciclo de vida do produto é o reconhecimento dos distintos estágios na evolução de vendas do produto, descreve a evolução de um produto dividindo-se em quatro fases
Na primeira fase acontece o processo de introdução, que acontece logo após o lançamento do produto. O crescimento das vendas é lento o custo de produção é alto, o risco é elevado e o retorno financeiro baixo (por isso a necessidade de capital para investimento inicial), aposta estratégica centrada na ênfase na inovação e na qualidade, bem como na apresentação do produto. Como o produto terá boa aceitação na próxima fase o produto começará a crescer.
Na segunda fase inicia o estágio de crescimento que significa que uma parcela significativa de consumidores toma conhecimento da existência
Do produto e que leva seu volume vendas e favorece o surgimento da economia de escala. Nessa fase a empresa recupera os investimentos e aumenta os lucros, começam a surgir os concorrentes e são feitos novos investimentos em diferenciação para não perder a parcela de mercado já conquistada. A aposta é focada na ênfase na qualidade, redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas versões.
Na terceira fase estágio de maturidade do produto que é caracterizado pela redução no ritmo de crescimento das vendas, já que os consumidores potenciais já foram conquistados. O produto atinge seu ápice, as vendas se mantêm elevadas e os custos iniciais já devem estar amortizados, começa então a intensificação da concorrência, resultando em guerras de preços e publicidade. Ênfase nos baixos custos e na comunicação dos benefícios do produto.
Na quarta e última fase do ciclo de vida do produto o estágio do declínio, as vendas mostram uma queda vertiginosa e ocorre uma rápida queda nos lucros, o produto atinge sua absolescência sendo, normalmente, substituído pelo concorrente mais inovador.
A estratégia é centrada no investimento em distribuição, propaganda e desenvolvimento iniciando uma reflexão de qual melhor momento para retirar o produto ou reposicioná-lo.


* design
A forma visual do produto será de acordo com os sabores a lasanha Novo Sabor terá formato de frutas diversas; maçãs, peras, ameixas, modelo retangular para os sabores mais comuns (chocolate, doce de leite Romeu e Julieta). A parte externa de todos os sabores será decorada com frutas tropicais para que haja harmonia de cores.


Se possível fazer alguns desenhos das lasanhas




Lasanha de chocolate Lasanha de pêra





Lasanha de ameixas

* nome e marca

Nome do produto Lasanha Novo Sabor uma marca própria.

* embalagem e rótulo

Será servida na loja em formas de vidro especiais com formatos de acordo co cada sabor para melhor visualização da montagem e decoração para que chame atenção também pela estética. Os produtos que serão entregues a domicílio terão embalagens especiais compostas por isopor na parte interna revestida com material especial para manter a temperatura do produto, a embalagem será reciclável produto ecologicamente correto de acordo com normas técnicas. O rótulo terá as especificações técnicas do produto.

* qualidade

A confiança do consumidor ao produto que está consumindo é de extrema importância por isso o ambiente de produção é totalmente higienizado os ingredientes são balanceados de acordo com calorias, tipos de vitaminas, produto para consumo imediato se aquecido e se congelado conserva por um período de tempo maior, pode ser aquecido em forno elétrico à gás ou microondas, após ser aquecido se resfriado novamente o produto tem uma vida útil menor.
A qualidade percebida pelo cliente é de fundamental importância é necessário que produto seja bem conservado tenha uma forma definida e fácil de ser notada, chame atenção pela aparência que é a primeira impressão que o consumidor tem de um produto.

* garantia

O produto terá garantia de 72 horas a partir da data de fabricação sendo consumida dentro desse período a qualidade do produto não se altera desde que o mantenha na temperatura correta (resfriado).
Produto feito em sua maioria de frutas frescas motivo do curto período de conservação.

* teste do produto (conceito)

O teste do produto foi concluído pela primeira vez por uma equipe de produção produziu uma quantidade X de produtos somente para teste, esse produto foi servido para um número Y de consumidores que fizeram a degustação do produto sem custo adicional e responderam se o produto estava aprovado para o consumo. Foi testado tempo de produção de cada pedido individual do cliente e tempo para ser servido na temperatura adequada, resultado produto bem aceito.



* pesquisa de mercado (pesquisa de aceitação do produto/ conceito)

Foi feita pesquisa com alunos da faculdade e clientes de casa de massas para saber aceitação do produto, sugestão de sabores, pesquisa realizada através de um formulário com 10 questões as principais (1) Qual sua idade? ;(2) Qual sua média de renda mensal? ;(3) Quanto você estaria disposto a pagar por uma lasanha doce? Produto bem aceito por 70% dos entrevistados um índice bom para a primeira pesquisa de aceitação do produto levando em conta o fato do produto ser totalmente inovado.
Produto para tender público A e B em sua maioria 50% dos entrevistados e 20% classe C. Chegamos a essa conclusão de acordo com resultado da pesquisa.

- Decisões de Preço
* estratégias de preço – no lançamento, promocional, outros.

De acordo com pesquisa de mercado o preço médio do produto foi definido entre R$ 25,00 e 35,00 preço de lançamento, preço promocional entre R$ 15,00 e 25,00 podendo vir a passar de R$ 35,00 após o período de lançamento e variar de acordo com sabores.

- Distribuição do Produto

O produto será vendido no varejo produção de acordo com número de pedidos dos clientes da casa de massas, a possibilidade de ser vendido no varejo é remota devido ao fato de ser um produto para consumo em um período curto de tempo (72 hs) pouco viável para grandes empresas talvez houvesse muita depreciação. A distribuição mista somente seria utilizada em caso de produção diferenciada de produtos para venda no atacado e varejo previsões futuros.

- Comunicação do produto

* merchandising

Será utilizado o método tradicional desse tipo de produto panfletos e outdoors em áreas específicas e estratégicas.

* marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento processo de conquista de novos clientes será feito pelo método boca a boca. E promoções de descontos para cada cliente que levar um amigo para conhecer o novo produto.


* marketing direto
Seu propósito é isolar os clientes e compradores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado com eles para benefício deles e melhores lucros seus, permitindo, desta forma, que você conheça melhor o seu cliente, sabendo precisamente aquilo de que ele necessita, ficando assim, muito mais fácil efetuar-lhe uma venda isso torna o cliente diferente dos demais, conhecendo quais são as suas necessidades, preferências, interesses e personalidade exclusivas.
O marketing direto utilizado será televisão para chamar atenção de Todo tipo de público

* venda pessoal

Na venda pessoal o vendedor é a fonte de transmissão e recepção de mensagens é a mais antiga forma de comunicação Atua como o elo empresa-cliente e exerce uma atividade bidirecional, ora representando a empresa no cliente, ora representando os desejos do cliente para a empresa.
A venda pessoal, como todas as ferramentas de comunicação, tem suas vantagens e desvantagens. É a única que proporciona uma interação face a face individualizada, permite a personalização da mensagem, a troca de informações de maneira abrangente, a demonstração de produtos, além de obter feedback imediato, ter o mínimo desvio da atenção do cliente e desenvolver fortes vínculos de relacionamento. Em contrapartida, a principal desvantagem é seu alto custo, pois, enquanto a propaganda envia uma mensagem para um grande público, os vendedores se comunicam com poucas ou uma pessoa por vez.
O objetivo da venda pessoal é aproximação do cliente, coleta de informações, o que conduz uma pesquisa de mercado por parte da equipe de inteligência competitiva da empresa. A estratégia usada será por território será escolhido um bairro a cada semana nos primeiros meses de lançamento do produto onde visitaremos algumas casas para apresentar o produto através de panfletos ilustrativos levando o conhecimento do produto até o cliente para que o conhecimento sobre o produto tome proporções maiores.

* propaganda

A propaganda trabalha com a mudança de atitude do consumidor. Ela deve gerar desejo inspiração, motivação, ou seja, gerar interesse. Nas propagandas (televisão, outdoors, panfletos) será lembrado produto novo no mercado sabores deliciosos, preço acessível a todas as classes A, B E C.
A Propaganda terá o objetivo de divulgar o produto levando ao consumidor ao conhecimento e compra.

* ações promocionais

No consumo de um produto, ganhe desconto no segundo, fornecer cartões que a partir quinta vez que freqüentar a casa de massas receberá 50% de desconto no total do consumo exceto álcool. Na compra de duas lasanhas grandes ganhe uma lasanha individual.
As ações promocionais consistem em oferecer ao público pequenas porções do produto, gratuitamente pequenas amostras para serem provadas ou utilizadas quando for mais conveniente. Serão servidas aos clientes pequenas porções para degustação apenas para que o cliente conheça o produto.
6 – Conclusão

Concluímos que para lançar e manter um novo produto no mercado no ramo de bens não-duraveis devemos fazer uma boa analise Swot do mercado pretendido, pois a mortalidade dos produtos nos primeiros cinco anos é bastante elevada. E ainda verificamos que é importante conhecermos os riscos de lançar um produto desconhecido, esse trabalho foi importante, pois mostrou que devemos analisar melhor a nossa capacidade de reação a situações adversas e que possuímos um conhecimento que facilitou a reverter essas adversidades.
Optamos pela lasanha doce, pois a lasanha é um produto bastante apreciado pelos brasileiros e o DF é um mercado com varias culturas e que são bastante favoráveis aos sabores doces e as empresas da região ainda não deram a atenção adequada a esse mercado e por esse motivo esperamos ter um bom desempenho.
Por esse motivo traçamos algumas estratégias que ao serem alcançadas poderão viabilizar o negócio, e ao traçarmos nossa missão pensamos em como queremos atingir o publico alvo, ao fazermos a pesquisa de mercado descobrimos que os candangos apreciam a uma boa lasanha e são bastante adeptos a novidades como a lasanha doce. E obtiveram uma expectativa muito positiva em relação a lasanha doce e acreditamos que esse negócio é viável para todos os integrantes do grupo e que através disso podemos realizar boa parte dos nossos objetivos e que também podemos contribuir com o crescimento da cidade.


7 – Bibliografia
www.ead.fea.usp.br/semead/4semead/artigos/Marketing/Gouvea_e_Oliveira.pdf
http://www.blueiguanaproducoes.com.br/acoes-promocionais.htm
http://www.portaldapropaganda.com/
Marketing Para Ciclo de Vida dos Produtos (prof Marcelo disciplina Marketing estratégico e Gestão de marcas)

















QUESTIONÁRIO - PESQUISA DE MERCADO

A) PERGUNTAS PARA O MERCADO CONSUMIDOR

1) Você come lasanha freqüentemente?
Sim _____ Não _____
se sim, com qual freqüência?
A) Uma Vez por sema
B) Duas vezes por mês
C) Uma vez por mês
D) Uma vez por semestre
E) Outro__________________

2) Nossa intenção é vender Lasanha doce. Você já comeu alguma vez?
Sim__________ Não_____________
Se não.Você Provaria se tivesse oportunidade?
Sim________ Não____________

3) Se sim. Qual sabor você gostaria de provar?
A) Sabor Romeu e Julieta
B) Sabor Chocolate
C) Sabor Morango
D) Sabor Banana
E) Outro______________________
4) Que preço você estaria disposto a pagar por eles?
Pela Lasanha tamanho tradicional de 1,00Kg: R$ _____
Pela Lasanha tamanho pequena de 500g: R$ _____

5) O que você acha da idéia de abrir uma Casa de distribuição de lasanhas doces no DF?
Boa _____ Ruim _____
Porque ________________________________________

6) Qual a sua idade?
A) Menos de 18 anos
B) De 18 a 20 anos
C) De 21 a 25 anos
D) de 26 a 30 anos
E) Acima de 30 anos

7) Qual a sua renda mensal?
A) Abaixo de R$ 1000,00
B) Entre R$ 1000,00 a R$ 2000,00
C) Entre R$ 2000 a R$ 4000,00
D) Entre R$ 4000,00 a R$ 7000,00
E) Acima de R$ 7000,00

8) Em que região do DF você mora?
_______________________________________________________________

9) Você é natural do DF ou veio de outro estado?
Sim,sou natural do distrito Federal.
Não, sou de outro estado.
Se não, qual seria o outro estado?
_____________________________________________________________

10) Você freqüenta algum restaurante de massas da região?
Sim________ Não_________
Se sim. Qual?_______________
Quais os pontos fortes e fracos Desses restaurante?
Pontos fortes:
1 ________________________________________...
2 ________________________________________...
3 ________________________________________...
Pontos fracos:
1 ________________________________________...
2 ________________________________________...
3 ________________________________________...



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