Intranet e rede social corporativa: é hora de utilizar na sua empresa

Nesse artigo é apresentado um novo conceito de intranet, baseado nas relações sociais entre os colaboradores.

Informação! Muitos atribuem como a grande riqueza dos novos tempos. Mais valiosa que bens materiais, mão de obra e até mesmo a própria referência de valor, o dinheiro. Vide o valor de mercado de empresas de software.

A sua empresa tem consciência disso? Sim, nossa empresa tem computadores com sistemas operacionais e programas. Isto seria suficiente, se sua empresa tivesse apenas um funcionário. Todo trabalho corporativo envolve diversos setores. Por isso, a necessidade de uma camada de informações e processos compartilhados entre os colaboradores.

Algumas áreas e processos já possuem programas específicos e estão mais maduros, como ERP e CRM. Mas ainda é pouco, considerando a quantidade de áreas que englobam uma corporação.

Como o seu RH compartilha os arquivos? Como vocês divulgam as inovações de mercado do setor? Vocês discutem sobre isso? Como a campanha do endomarketing é realizada? São elaboradas enquetes para coletar informações quantitativas?

Poderíamos levantar várias páginas somente com questionamentos deste gênero. Porém, você também deve ter uma pergunta para o autor deste artigo. “Se o que você levanta é tão importante, por que minha empresa sobrevive até hoje sem isso?”.

Vamos lá! As necessidades sempre existiram, e quanto a isto você vai concordar. Às vezes, sua empresa até tentou criar uma intranet ou algo similar, para cumprir algumas dessas tarefas. Porém, logo vêm os entraves. Primeiro que, para funcionar, é preciso ter um software realmente amigável e flexível, que consiga abraçar as várias – e diferentes – demandas. E isto não é fácil. Uma raridade, quando se trata de intranets construídas sob demanda.

Segundo que é preciso que os colaboradores estejam familiarizados com esse tipo de solução. A chamada “Gerações Y” tem mais facilidade com este tipo de ferramenta, mas os ‘mais velhos’ nem tanto. Redes sociais, como Facebook e Orkut, no entanto, conseguiram avançar o aprendizado para os que ainda não estavam familiarizados com a tecnologia web. Ou seja: estamos no momento em que, finalmente, a demanda encontrou uma solução plausível.

“O que eu consigo com isso tudo na minha empresa”? Agilizar processos, centralizar dados, trabalhar endomarketing, motivação e inovação. Como tudo no mundo corporativo, isto não é fundamental. Até que todos os seus concorrentes consigam fazer o que você faz de uma forma melhor e mais barata. O problema é que, quando você descubrir isso, pode ser tarde demais.

Nos EUA, já existem soluções com mais de 3 milhões de usuários. No Brasil, as coisas demoram um pouco mais para começar. Uma solução que chama muito a atenção é a Blocs. Ela traz funcionalidades tanto de intranet, como de rede social corporativa. Além de ser fácil de usar, é bastante segura e sem necessidade de instalação, sendo totalmente web. Para os muitos que têm pedido sugestões, fica a dica.

Já observei diversas soluções, em tempos diferentes. Tenho certeza de que este, realmente, é o momento. Se você conseguir criar um ambiente otimizado na sua empresa, todos os seus setores, com certeza, irão tirar proveito.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: extranet intranet rede social rede social corporativas redes sociais

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração