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Marketing digital é a ferramenta perfeita para o empreendedor do turismo

Na busca de resultados em vendas, a publicidade na internet já é e vai continuar sendo a mídia de mais Retorno Sobre Investimento (ROI)

Ser pequeno nunca foi fácil para ninguém. E nem será. Empresários que querem um pouco mais de conforto para gerir seu negócio precisam antes direcionar seus esforços para que as coisas entrem em um fluxo natural de crescimento. Porém, quem decide empreender no setor turístico tem de se preparar para conviver com problemas que parecem eternos.

Atrair e gerir o fluxo de clientes é o que tem preocupado muitos empreendedores do turismo que, apesar de terem seus hotéis e pousadas em locais paradisíacos, sofrem com a falta de hóspedes nos períodos de sazonalidade.

Felizmente vivemos na era da informação e das facilidades digitais, onde se tornou muito mais fácil promover uma empresa e alcançar clientes em potencial, formatando e divulgando os próprios pacotes turísticos.

Porém nem todos conseguem obter os resultados que esperam através da internet. Isso porque mesmo que a internet seja uma poderosa ferramenta de promoção para o turismo, é preciso ter estratégia para que as vendas aumentem de verdade E adotar pequenas iniciativas podem ser suficientes para mudar seus resultados.

Torne-se referência produzindo conteúdo

Diferente do que muitos pensam, ser encontrado pelo seu cliente ideal nem sempre precisa envolver custos exorbitantes que excedem o lucro obtido com cada hóspede. A forma ideal e também barata para conseguir isso é ter um bom posicionamento no Google.

Tenha em seu site uma área específica para falar sobre o turismo na sua cidade, mas não somente uma página intitulada turismo onde você vai listar os principais pontos. Isso é o que todo mundo faz. Procure produzir informações sobre os pontos altos da cidade, sobre os eventos locais, noticiando o que está acontecendo na região e direcionando sua informação para despertar o interesse de turistas. Produzir conteúdo de acordo com o que as pessoas estão pesquisando lhe dará muito mais chances de se posicionar melhor nas buscas.

É claro que se você se instala onde a concorrência é muito forte, a tarefa de estar à frente vai ser um pouco mais difícil. Ainda assim, vale lembrar que uma grande parte de seus concorrentes investem em internet sem estratégia e critério algum, o que dá pontos para você, caso se diferencie fazendo um trabalho experto.

Tome as rédeas do seu negócio

Para aumentar sua taxa de ocupação, você não precisa se tornar um dependente das agências de viagem. As OTA’s servem para lhe ajudar, para serem parceiras de negócio, e não as legitimamente donas do seu empreendimento.

Procure informação na internet, ajuda de um profissional, e monte seus próprios pacotes turísticos, fazendo sua própria divulgação e ficando livre das altas comissões pagas às agências.

Invista em anúncios no Facebook

De todas as plataformas de mídia que conheço, o Facebook Ads tem se mostrado a ferramenta mais apropriada se tratando de encontrar o seu cliente ideal. Devido as suas inúmeras possibilidades de segmentação, é possível achar o ouro escondido em meio a mais de um bilhão de usuários.

Lá você pode procurar por pessoas recém casadas, viajantes frequentes, turistas que se mostraram interessados em eventos locais ou o assunto potencial da sua região, amantes de aventura, etc.

Dê asas a sua imaginação e coloque uma palavra como lema: personalização. Por exemplo, você pode montar pacotes especiais e até fazer parcerias com passeios na sua cidade para montar um pacote personalizado para casais de aniversário, dia dos namorados, lua de mel;;;

Diga NÃO ao improviso

Mas lembre-se: usar a rede para fazer um trabalho amador vai lhe trazer resultados aquém do esperado e pode prejudicar a imagem do seu hotel/pousada.

Resumindo, vasculhe a internet em busca de estratégias que realmente funcionem e faça seu negócio andar sem precisar contratar caros profissionais de marketing, muito menos ficar dependente das operadoras de viagem. O tempo e talvez algum dinheiro investido na sua própria capacitação para cuidar do marketing da sua empresa vai valer muito a pena.

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