Marketing Tradicional e Marketing Digital

No debate infinito sobre marketing tradicional (Off Line) e marketing digital ressalto nesse artigo o case da FX | Retail Analytics que utilizou uma estratégia digital nas lojas físicas mostrando que o mais importante não é o conceito e sim a criatividade, o foco em resultados e a diferenciação

    Nas universidades, nas empresas, nas agências e principalmente na internet o debate sobre o Marketing Tradicional (off-line) X Marketing Digital continua sendo umas das polêmicas da Administração desde a popularização da internet e a revolução das redes sociais. Enquanto alguns afirmam que o chamado marketing digital é um novo modelo que vem para a promoção de uma marca na Internet trazendo conceitos, estratégias e práticas totalmente novas há também os que defendem que o Marketing continua o mesmo de Philip Kotler; o que mudou foi apenas a forma de aplicá-lo.


     Não é minha intenção pôr a "mão nesse vespeiro" agora até porque acredito que as duas teorias têm seus acertos e seus erros, mas pesquisando sobre este tema no qual pensei em escrever, me deparei com o CASE de 2 empresários que, ao invés de ficarem nesse debate teórico, utilizaram uma estratégia digital utilizada nos e-commerce para as lojas físicas, fazendo o caminho inverso do que geralmente ocorre no varejo.


     A FX Retail Analytics pegou os conceitos de métrica utilizados pelos sites e os adaptou para o varejo tradicional por meio de câmeras e de um aplicativo onde é possível medir a visitação e partir desse dado: indicadores como Taxa de Conversão, Frequência, Lealdade e Marketing ROI. Segundo os sócios da empresa, o sistema está em 60 shoppings e mil lojas de rede, como a Marisa e Multi Coisas, e deve chegar a 5.000 pontos de venda em 2017.


     Isso demostra que o importante é que as estratégias de marketing estejam focadas nos RESULTADOS e sejam construídas com métodos específicos para os diferentes canais, pois nenhum modelo, por mais completo que seja, irá cair "como uma luva" para o seu negócio. A criatividade dos empreendedores em adaptar conceitos e colocá-los em prática, criando produtos e serviços como a FX Retail Analytics, são os grandes diferenciais em um mercado que ao mesmo tempo se demostra competitivo, mas com espaço para quem consegue se diferenciar do comum.


PS: Esse artigo não foi feito com intuito de divulgar a FX Retail Analytics, mas para quem se interessou segue os contatos:


https://www.linkedin.com/company-beta/1209897/
http://www.fxdata.com.br/

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Tags: diferenciação estratégia Digital marketing marketing digital marketing off line varejo

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