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Neste artigo você saberá a importância da estratégia de marketing nas empresas, principalmente, com ações para a melhoria no processo de atendimento aos clientes

Certo dia, em uma rede social, li um comentário de um consultor de empresas na qual relatou que visitou um minimercado que foi inaugurado com um novo conceito, onde foi investida uma boa grana em estrutura e propaganda.

Segundo ele, a propaganda foi tão intensa que se achou na obrigação de conhecê-la. E quando chegou lá encontrou uma loja linda, digital, sinalização diferenciada, uma loja pequena, mas muito aconchegante e com uma variedade de produtos Premium.

Porém, verificou um detalhe que não estava muito legal: o atendimento aos clientes. Disse que foi mal atendido tanto na seção de padaria como no checkout – onde teve a pior experiência; a atendente não lhe cumprimentou e no final do atendimento não lhe agradeceu. Segundo ele, nem mesmo lhe olhou no rosto e foi só um coloque o seu cartão na máquina.

O consultor pensou: ok! Isso acontece. Foi um dia ruim para ambas as pessoas que lhe atenderam. Pensou até em ajudar e mandar uma mensagem para a empresa, via rede social, e entrou na página da empresa e lá constatou que há inúmeras reclamações sobre o atendimento aos clientes.

Infelizmente, essa empresa cometeu um grande erro ao esquecer ou não saber que o mais importante, em um negócio, é o treinamento dos funcionários no atendimento aos clientes. Porque o efeito de um sorriso é poderoso e contagiante! É preferível ter um funcionário com pouco estudo, mas simpático e educado do que um com muito estudo, porém, arrogante, carrancudo e mal humorado.

Para ser vendedor ou atendente, em uma empresa, a condição “sine qua non” é gostar de pessoas. Se você tem, em seu time, colaboradores que não gostam de pessoas procure colocá-los em funções que não tenham contato com o público externo.

Quando o assunto é atrair clientes, o ambiente da empresa tem que ser agradável e para que isso ocorra os profissionais têm que serem bem treinados, é necessário que sejam educados, gentis, bem-humorados, focados e que saibam tratar com pessoas.

No entanto, do ponto de vista do marketing, é inadmissível que nas empresas tenham em seus quadros funcionários que cometam qualquer pecado no atendimento; uma vez que o marketing tem como escopo gerenciar os negócios tendo como foco o cliente e prospecta tendências para atender às necessidades e os desejos dos clientes, permanentemente, por meio da inovação para satisfazer e encantar os clientes para que eles retornem a comprar e tornem-se fidelizados.

Dessa forma, o atendimento ao cliente é o primeiro passo – e o mais importante – para o início de um relacionamento duradouro entre o cliente e a empresa. Lembre-se: que é a primeira impressão que fica. Se o cliente for mal atendido, nunca mais retornará!

 

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