O cliente em segundo lugar

O cliente deve ser colocado em segundo lugar nas empresas, os colaboradores é que devem ser tratados como o principal e mais importante cliente de qualquer instituição

Sempre que digo que o cliente está em segundo lugar sou mal interpretado, mas sem dúvida o principal cliente de qualquer empresa é o colaborador.

É verdade que toda e qualquer instituição depende do cliente, mas ele deve estar sempre em segundo lugar.

O primeiro lugar nas empresas pertence aos colaboradores, funcionários, empregados, parceiros, ou qualquer outra denominação que se queira usar, esses na verdade são os principais clientes das instituições. São eles os responsáveis por atender, resolver problemas, fidelizar e encantar o cliente.

De nada adianta a empresa ter um produto fantástico e um marketing perfeito, se quem vai atender o cliente não está preparado nem satisfeito com a empresa e trata mal o cliente.
Sempre acreditei nesse conceito, e agora ele parece estar se tornando moda no mundo corporativo.

É isso mesmo, a pessoa mais importante em qualquer empresa é o colaborador. Ele é o responsável por transformar em realidade tudo que a empresa se propõe a fazer. Isso vale para empresas de todos os tamanhos, do mais modesto botequim às gigantes multinacionais em qualquer segmento de mercado, e incluí as instituições publicas também.

De que adianta a empresa investir em um programa de CRM, e quando o cliente voltar vai ser atendido por um funcionário de mau humor ou que trata o cliente com arrogância e até uma pontinha de desprezo?

Tenho certeza que todos já passaram pelo desprazer de um atendimento ruim e com certeza saíram comentando com amigos e familiares sobre o fato, criando assim um marketing negativo para a empresa que propiciou esse atendimento ruim.

A Consultoria Mckinsey mostrou através de uma pesquisa que o cliente que volta para compras repetidas gera mais do que o dobro de lucratividade se comparado com um novo cliente. Ou seja fidelizar clientes aumenta os lucros.

A melhor forma de fidelizar o cliente é o bom atendimento, portanto prepare seus funcionários para isso, comece atendendo bem quem vai atender o seu cliente, fidelize o seu colaborador, encante-o sempre, seja um gestor motivador.

Faça uma experiência, ligue para a sua empresa como se você fosse um consumidor e verifique como está funcionando o atendimento.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: gestão de pessoas marketing rh vendas

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração