O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO PARA QVT

Anne Rose,
O termo Endomarketing, como o próprio nome sugere,exprime algo voltado para dentro, uma ação interna. O significado da palavra ”Endo“,vem do grego Éndon (para dentro,dentro de),expressando o movimento de algo que caminha para dentro de si mesmo. Consiste na utilização de conceitos e técnicas de Marketing na gestão estratégica de Recursos Humanos, enquanto que o Marketing é direcionado aos clientes (público externo), o Endomarketing é voltado para o público interno. Configura-se como ação interna na empresa perante seus colaboradores a fim de contribuir para a assimilação dos objetivos da companhia e criação de um relacionamento harmonioso entre clientes e funcionários.

ROCHA (2001, p.46) fala que o Endomarketing pode ser dividido em duas partes: o gerenciamento de atitudes e o gerenciamento da comunicação. No primeiro a atitude tem como objetivo dar ao colaborador a consciência da importância estratégica de um serviço orientado para atender os clientes. Possui como base o envolvimento, o comprometimento, a valorização e a qualificação do colaborador para que ele possa assumir responsabilidades e iniciativas.O gerenciamento da comunicação envolve um sistema de informações capaz de dar instrumentos para que todos possam cumprir sua tarefa com eficiência. São fornecidos dados sobre rotinas de trabalho, características de produtos/serviços e promessas feitas aos clientes pelas campanhas de comunicação ou pelo pessoal de vendas.

O Endomarketing surge como uma ferramenta estratégica na empresa a fim de cultivar o bom relacionamento, incentivar o comprometimento do funcionário com a organização e conseqüentemente tornar o ambiente mais harmônico e lucrativo. Uma empresa que objetiva a máxima qualidade do produto ou serviço pode encontrar no Endomarketing um aliado, pois através de suas ações irá criar um clima de confiança e parceria fazendo com que todos se sintam envolvidos e responsáveis pelo desenvolvimento dos negócios.

O Endomarketing como estratégia de gestão para a Qualidade de Vida no Trabalho é uma ferramenta capaz de promover o bem-estar no ambiente organizacional e contribuir para gerar lucros, uma vez que o cliente interno ao entrar em sintonia com a missão e objetivos da empresa o seu desempenho refletirá em sua abordagem com o cliente externo. Para que isso aconteça o colaboradorr precisa entender que é peça fundamental no processo êxito da empresa no qual representa e deve estar convencido da qualidade dos produtos e serviços que a mesma oferece ao mercado,pois o nível de comprometimento deve ser o mais amplo possível e vender a idéia de que qualidade dentro da própria empresa será indispensável para que o programa de Endomarketing a ser implantado obtenha sucesso.

Nesse processo torna-se relevante identificar os problemas que a empresa enfrenta no seu cotidiano, a fim de desenvolver um programa que melhor atenda as suas necessidades beneficiando todo o plano de Endomarketing.

Como salienta BEKIN:

Só a partir de uma avaliação cuidadosa e sistemática do ambiente interno da empresa um programa de Endomarketing pode ter êxito. Nessa avaliação obtemos os pontos fortes e fracos da empresa do ponto de vista de seu ambiente interno, de sua cultura organizacional. Essa avaliação do ambiente interno traz à tona aqueles mesmos fatores presentes na avaliação estratégica do ambiente externo,conhecidos como SWOT. É,portanto,um SWOT interno. Fazemos uma radiografia interna da empresa que leva em conta suas forças,(Strengths),suas fraquezas(Weaknesses),as oportunidades existentes(Opportunities) e as ameaças a seu desempenho(Threts). (p.62, 2004)


A análise de Swot é uma ferramenta de gestão utilizada como parte do planejamento estratégico da empresa, uma maneira simples de identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente externo com o intuito de situar dentro da organização como a empresa se encontra no mercado e assim traçar o seu plano de ação. Essa ferramenta pode ser trabalhada com o público interno seguindo os mesmos padrões.

ROCHA (2001, p.46), diz que:

O Endomarketing assume também um caráter educativo e formador da cultura empresarial, onde atua como um importante aliado dos modelos de gestão orientados para a qualidade total.Através do Endomarketing os empresários podem continuamente melhorar as relações com seus colaboradores e clientes, de forma sutil e não traumática para a organização.

Isso significa que a implementação e desenvolvimento de um programa de Endomarketing bem estruturado deverá ser feito logo após um estudo da cultura organizacional. A cultura organizacional é a identidade da empresa e saber como é a empresa em sua essência e as relações que são estabelecidas em seu ambiente interno serve de chave para conhecê-la de maneira mais abrangente e em toda sua complexidade.

Todo o plano de Endomarketing só obterá sucesso se a empresa souber distinguir e identificar as reais necessidades de seus funcionários, desvendando os aspectos até então desconhecidos numa visão daqueles que fazem a empresa no seu dia-a-dia. A pesquisa de clima interno será, também, de fundamental importância, pois irá orientar o plano no sentido de identificar os pontos de ruptura e criar mecanismos para captar o conhecimento emanado do processo em si.

Referências:

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como Praticá-lo com Sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

ROCHA, Júlio César Rocha(ORG) Grandes Temas de Marketing: As Melhores práticas para dominar mercados.Fortaleza,CE:Editora de Ponta,2001.
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