O futuro do Marketing Digital. Você está pronto para essa revolução?

Mais do que o presente, o Marketing Digital continuará sendo o futuro. Portanto, se você não quer ver seu negócio sumindo da internet em alguns anos, fique atento à essas tendências para o futuro do Marketing Digital. E não demore para começar a implantá-las hoje mesmo.

O termo Marketing Digital surgiu há cerca de 20 anos, junto com a internet como conhecemos hoje.

No início, a plataforma web 1.0 não permitia algo que hoje fazemos com bastante frequência: interação.

A informação vinha de apenas um lado, e os consumidores não podiam opinar, fazer perguntas ou elogios. Muito semelhante ao modelo de Outbound Marketing, ou seja, o velho marketing de interupção.

Porém. após mudanças como o surgimento de buscadores e das redes sociais, toda a relação entre público e empresas passou a mudar. E sem dúvidas, para melhor!

E as mudanças não pararam nesses 20 anos. E mais: estão cada vez mais rápidas.

Mais do que o presente, o Marketing Digital continuará sendo o futuro.

Simplesmente porque o Marketing Digital faz algo que o Marketing Tradicional nunca fez: empodera o consumidor.

Ao invés de criar argumentos para convencer sua audiência, você precisa de conteúdos de qualidade, que podem ser consumidos a qualquer hora e em qualquer lugar que o cliente deseje. E melhor, sem atrapalhar e interromper.

Hoje é o consumidor que vai atrás de sua empresa na internet. E se você conseguir gerar valor para ele através de conteúdos relevantes, não duvide, ganhará um cliente engajado, que ouve e confia no que você tem a dizer. E que estará muito mais disposto a comprar de você também.

Além disso, ficamos conectados grande parte do nosso tempo na internet, seja conversando com amigos, consumindo conteúdo ou jogando online. O que reflete no aumento de oportunidades de contato com consumidores.

No entanto, as tendências de Marketing Digital, como já vimos, estão em constante mudança, o que exige atualizações frequentes de quem deseja ser bem sucedido no mercado online.

Portanto, se você não quer ver seu negócio sumindo da internet em alguns anos, fique atento à essas tendências para o futuro do Marketing Digital. E não demore para começar a implantá-las hoje mesmo.

MOBILE MARKETING: A INTERNET NA PALMA DA SUA MÃO

Uma das mudanças mais significativas que experimentamos nos últimos anos foi a criação e popularização dos smartphones.

A possibilidade de ter informações a todo momento, em qualquer lugar e na palma da mão, mudou muito o processo de compra do consumidor.

Ele pode estar em uma loja física e ao mesmo tempo verificando os preços dos produtos em outras lojas online. E se achar que pode fazer negócio melhor, acaba nem comprando.

Com o uso massivo da tecnologia mobile, o movimento natural é termos cada vez mais conteúdo, seja em texto, seja em vídeo, sendo consumidos em formatos adaptados para mobile.

Portanto, se seu site/blog ainda não possui um tema responsivo, você está cometendo um grave erro.

CONTEÚDO GERADO POR CONSUMIDORES

Os conteúdos produzidos pelos próprios consumidores, como reviews de produtos, posts em mídias sociais e artigos em blogs, serão cada vez mais consumidos.

Outro fato importante: não basta apenas ouvir sua audiência. É preciso participar, responder comentários e sugestões. Produza conteúdos virais se quiser aumentar seu alcance e não ficar restrito apenas àqueles que já conhecem seu trabalho.

MARKETING DE CONTEÚDO SERÁ SEMPRE A MELHOR ESTRATÉGIA

Quer se destacar na internet? Continue apostando no Marketing de Conteúdo. Nada mirabolante será necessário.

Mas fique atento aos conteúdos visuais, como vídeos, ilustrações e infográficos. Esse será o formato preferido por um público que terá acesso a cada vez mais informação e tecnologia. Precisam de algo rápido, fácil porém de qualidade.

Quanto mais criativos e fora do padrão, mais interesse irão gerar.

Em 2017, 69% de todo conteúdo consumido na internet será em formato de vídeo!

APRENDER A USAR A RAZÃO E A EMOÇÃO

O “novo marketing” está abrindo caminho para uma relação mais humanizada entre marcas e pessoas, onde cada consumidor será ouvido, tratado e respeitado da forma que merece.

Porém, não adianta apenas adivinhar o que sua audiência quer. Para saber ao certo é preciso colher dados, fazer análises de métricas realmente importantes.

No entanto, o segredo estará em unir os dados coletados, como números de cliques, de emails cadastrados, de como os usuários gastam seu tempo em seu site e a partir disso conseguir criar estratégias para alcançar essas pessoas.

Descobrir como é o comportamento do consumidor e fazer uma conexão emocional através de conteúdo, design e mídias sociais, baseado naquilo que foi coletado em estudos.

Usar a razão mas sem deixar a emoção de lado. Muito pelo contrário, o objetivo é se conectar com quem está do outro lado. E não há como fazer isso de forma fria e mecânica.

O futuro do Marketing Digital é promissor.

Porém, para que você também tenha futuro com seu negócio, site ou blog, a atenção às mudanças deve ser máxima.

O empreendedor não pode parar de se atualizar nunca nesse mercado tão volúvel. E claro, precisa ser flexível o bastante para acompanhar as mudanças.

A adaptabilidade e até mesmo a capacidade de lançar ou adotar novas tendências logo que acontecem, pode fazer a diferença perante uma crescente concorrência, que vem atraída pelo baixo custo necessário e a aparente facilidade de ingressar no mercado do Marketing Digital.

Outro desafio encontrado no mundo do Marketing Online é a gestão de múltiplos canais de comunicação, como blog, email, redes sociais diversas, chat e outros. Esteja pronto para esses obstáculos em sua jornada.

No entanto garanto que, se seu propósito é forte, se você acredita em seu talento e sabe que dará nada menos que o seu melhor resultado possível, não tem como dar errado.

Espero que tenham gostado.

Forte Abraço.

Henrique Carvalho

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: empreendedor empreendedorismo marketing marketing digital

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração