Mais comentada

O outdoor da Netflix que vai fazer você usar mais a internet para negócios

Campanha para promover nova série Altered Carbon espalhou mídias "out-of-home" físicas para chamar atenção do pública. Mas só funcionou porque o digital impactou primeiro

Era noite e estávamos passando por uma das principais avenidas da cidade. Bairro nobre, perto de shoppings, fluxo intenso de carros. Parando em um semáforo, reparei no outdoor de localização bem tímida (e ainda mais desprivilegiado pelo horário). Mas deu pra entender rápido o que ele queria comunicar.

Era a foto de um humano dentro de um saco, parecido com uma placenta. Detectei rápido que se tratava de Altered Carbon, nova série da Netflix. Mas isso aconteceu apenas porque eu já havia sido impactado pelo marketing do sistema de streaming.

A série de ficção científica me interessa. Sou público-alvo. Fui impactado em João Pessoa, Paraíba, por um outdoor de um serviço de entretenimento 100% digital.

Confirmei posteriormente que é uma campanha grande na cidade de 800 mil habitantes que é João Pessoa. E isso me fez matutar algumas coisas:

1. As mídias out of home estão vivendo um momento de transição importante. Não perderam a influência como as mídias tradicionais, mas precisam reconquistar uma parte dos anunciantes. Já vi em Recife e em João Pessoa campanhas de outdoor tipo "aqui ninguém pula o anúncio depois de 5 segundos". Um tiro no pé considerável. Brigar por espaços entre mídias (especialmente com a facilidade da compra da mídia programática) é apenas escolher ser mal visto por quem tem o poder de decisão.

2. Estes formatos de rua podem viver um momento importante que é justamente a conexão através de novos formatos mobile. A In Loco Media tem falado sobre impactar público com anúncios depois que ele passa por um painel de LED, por exemplo. Já imaginou nessa ação da Netflix? Segundos depois de passar por um totem chegar uma notificação no celular? #issoémuitoblackmirror

3. A visão polarizada sempre é prejudicial e na decisão das estratégias de mídia também. Hoje, se eu tenho um cliente que precisa se comunicar massivamente com seu público, pensar que conteúdo no Facebook é o suficiente é outro tiro no pé. Tudo depende do tamanho do público-alvo, da expectativa de retorno etc.

Quer aprender tudo sobre como usar conteúdos poderosos como tem feito a Netflix e gerar mais resultados para seu negócio?
Conheça o curso  Conteúdo Digital: estratégias para fazer negócios e gerar vendas na internet.

A famosa "comunicação 360", por mais clichê que possa ser em 2018, continua sendo pauta, desde que a gente acerte na visão: não se trata de espalhar a comunicação de qualquer jeito em vários formatos, mas de se adequar a eles, na linguagem, no timing, na oportunidade.

Basta uma mensagem no grupo do WhatsApp do tipo "vocês viram que tem outdoor da Netflix na cidade?" para que a comunicação de Altered Carbon tenha sido eficiente. Mas isso só aconteceu por causa da eficiente estratégia de conteúdo que a empresa tem feito há meses, antes de soltar este outdoor. O que vem depois é lucro.

Não deixe de acessar e conhecer nosso curso de Conteúdo Digital.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: altered carbon estratégia digital marketing digital netflix outdoor ricardo oliveira