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Obrigado, pai - 5 lições de marketing hoteleiro que seu pai lhe ensinou

Já que se aproxima o Dia dos Pais, que tal unir o útil ao agradável e aplicar aqueles conselhos do seu velho no marketing do seu hotel

Nossos velhos e queridos pais.

Nós deixamos eles cansados. Nós esvaziamos sua conta bancária.

Nós tinhamos medo deles, admirávamos eles e fizemos seus cabelos embranquecerem.

Nossas mães talvez levem a maior parte do crédito pelas lições que carregaremos para a vida, mas penso que os pais também têm credito por seus sábios conselhos e valiosos insights!

E já que se aproxima o Dia dos Pais, que tal unir o útil ao agradável e aplicar aqueles conselhos do seu velho no marketing do seu hotel? Aqui estão algumas dicas de marketing escondidas atrás das expressões mais comuns que você ouvia:

  1. Seu pai: “Você não tem que agradar todo mundo.”

Conselho oculto de marketing:

Não importa o quanto você se dedique, você não poderá agradar a todo mundo. Seu hotel atrai certos tipos de visitantes, por isso não torne suas mensagens confusas e vagas tentando atrair as massas.

Escolha apropriadamente quem são seus clientes-ideais e direcione todos os seus esforços de marketing para eles. Se seus hóspedes buscam diversão em família, então construa suas campanhas em cerca disso, e não para públicos de jovens ou viajantes de negócios. Primeiro, construa o perfil ideal do seu cliente de acordo com faixa etária, estilo de vida, etc., e compartilhe com seu time de marketing, desta forma todos saberão para quem deverão direcionar suas mensagens.

É claro que isso não te impossibilita de receber outros tipos de hóspedes, mas segmentando você consegue atrair muito mais clientes que batam com seu perfil. Lembre-se disso usando minha frase favorita: “Quem quer ser tudo pra todo mundo, não é nada pra ninguém”. - Autor desconhecido.

  1. Seu pai: “No meu tempo isso era diferente. O Mundo tá mudado.”

Conselho oculto de marketing:

Marketing para hotéis hoje não se assemelha em nada como era feito antigamente. Há tempos atrás, você poderia contar todas as maneiras de promover seu hotel para seus hóspedes apenas nos dedos de uma mão e poderia facilmente prever como seu cliente o havia encontrado.

Por mais tentador que seja, não dê asas a nostalgia dos tempos mais simples quando o assunto for marketing hoteleiro. Em vez disso, procure uma ou duas pessoas em sua equipe que possam se atualizar sobre todas as boas ferramentas que existem hoje e possam trabalhar a partir delas para divulgar seu hotel/pousada.

  1. Seu pai: “Engole esse choro. Você não tá sangrando.”

Conselho oculto de marketing:

Cresça a partir das dificuldades. De vez em quando você se machuca com avaliações ruins sobre seu hotel. De vez em quando você acaba hospedando pessoas não tão legais assim. De vez em quando as estratégias que você está tentando falham miseravelmente.

Isto é normal.

Ao invés de chorar o leite derramado, lembre-se que os hotéis mais brilhantes e as empresas que mais crescem são aquelas que continuam a tentar novas ideias e aceitam conviver com o risco. Se você não está cometendo erros, isso provavelmente significa que você ainda está fazendo a mesma coisa que fez no ano passado e no ano retrasado também. Não tomar riscos ou procurar novas maneiras de alcançar seus clientes vai tornar seu marketing pobre e previsível (chato). Isso sim é algo para chorar.

  1. Seu pai: “Você precisa se esforçar mais.”

Conselho oculto de marketing:

Não espere receber grandes recompensas por pequenos esforços. Gostaria de receber mais reservas diretas vindas a partir do seu website? Está desapontado por não ter mais contas corporativas?

Neste caso, você precisa trabalhar para isso. Retorno de marketing não é imediato, portanto não espere que em uma única ação de marketing você conseguirá atingir todos os seus objetivos em vendas. Se prepare e se esforço cada vez mais, invista em pessoas e agências qualificadas que possam criar campanhas criativas para alcançar o tão sonhado retorono sobre investimento (ROI). Defina quais são seus objetivos em vendas e não perca o foco. Jamais aceite menos que cumprir suas metas.

  1. Seu pai: “Cala a boca e me escuta.”

Conselho oculto de marketing:

Seu pai sempre quis que você escutasse ele. De forma similar, administradores de pousadas e hotéis também precisam escutar o cliente.  Você conversa com seus hóspedes frequentemente e pergunta pra eles o que gostam ou não gostam na sua empresa? Você pergunta para seus clientes sobre quais são suas reais necessidades e como você pode contribuir? Hoteleiros espertos procuram saber diversas opiniões e têm interesse genuíno em melhorar a experiência do cliente em seus hotéis.

E você? Que lições aprendeu com seu pai que têm lhe ajudado a prestar atenção e melhorar a divulgação do seu hotel? Deixe-me saber!

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