Mais comentada

Os 7 erros mais comuns no atendimento ao cliente

Você sabe quais são os 07 erros mais comuns no atendimento ao cliente?

Alessandra Carvalho,

Para conseguir driblar essa concorrencia acirrada, temos usar nossa melhor ferramenta estratégica, que é fidelizar o cliente, para isso poderia citar, várias oportunidades que muitas vezes deixamos passar despercebido por conta da correria que é o nosso dia-a-dia. Porém abaixo citarei os 07 erros mais comuns no atendimento ao cliente.

  1. Cliente - Um mal necessário: Ora, se você já acha que o cliente é um mal necessário, você está no local errado, o cliente é a chave para o sucesso da sua empresa. Ouça o que o cliente tem a falar sobre você, sua empresa, atendimento, pois, se você não ouvir o marketing negativo que esse cliente divulgará sobre a sua empresa será imenso.
  2. Falta de qualificação dos profissionais: De nada adianta intensos investimentos em maquinários se os operadores não souberem como manuseá-lo. Invista na qualificação profissional da sua equipe, pois todos só tem a ganhar, o cliente por ser atendido por profissional qualificado, o colaborador por estar qualificado para o mercado de trabalho e a empresa que será vista com outros olhos pelos clientes internos e externos.
  3. Respostas secas e prontas: Nada pior para um cliente do que ouvir a frase: "E o que mais?" Parece que o vendedor quer se ver o mais rápido possível do cliente. Converse com o cliente, ouça o cliente, interaja com o cliente, dê reforços positivos sobre a compra do cliente.
  4. Erros: Quando o cliente faz uma compra na sua empresa, ele cria uma expectativa de que será atendido corretamente, então evite comter erros mas, se porventura, não foi possível, solucione o problema do seu cliente.
  5. Rotatividade : A falta de valorização da equipe provoca uma rotatividade muito grande, causando enormes transtornos para a empresa, como por exemplo, novos treinamentos, falta de confiança do cliente externo.
  6. Falta de feedback: Encorajar o cliente a fazer uma reclamação sobre algum produto ou serviço prestado só é uma vantagem competitiva se houver feedback positivo para o cliente, se houver quem solucione e tome as devidas providencias para que não volte a acontecer a reclamação do cliente.
  7. Falta de gerenciamento das reclamações: Ficar passando a batata quente de mão em mão e não solucionar o problema ainda é a maior reclamação dos clientes, eles necessitam que suas reclamações sejam ouvidas e corrigidas.

Use o cliente como um parceiro, aproveite-se dele ouvindo o que ele tem a falar sobre a sua empresa, o seu produto, o seu atendimento com isso você melhora os pontos negativos e reforça os pontos positivos.

Passe a imagem que o cliente pode e deve confiar no seu produto ou serviço, que ele ao comprar em sua empresa estará comprando não apenas o produto mas, a certeza de que estar comprando também um excelente serviço.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: atendimento