Mais comentada

Os 7 tipos de conteúdos virais altamente contagiosos

Você quer conhecer melhor quais formatos de material funcionam para serem compartilhados com rapidez pelo seus público?


Existem alguns tipos especiais de conteúdo que possuem grandes potenciais de viralização.

Artigos, imagens, vídeos, audio ou qualquer outro tipo de mídia digital podem se tornar o próximo sucesso das redes sociais se conseguirem conquistar alto grau de popularidade em pouco tempo.

Quando um conteúdo é aceito em larga escala e compartilhado entre muitas pessoas, se torna viral rapidamente. E não tenho dúvidas: esse é o desejo da imensa maioria de produtores de conteúdo. 

Você quer conhecer melhor quais formatos de material funcionam para serem compartilhados com rapidez pelo seus público? São eles:

Artigos e posts de blog

Por mais estranho que pareça, artigos longos tem demonstrado grande potencial de viralização na internet, mesmo com o crescente uso de smartphones.

Outro tipo de artigo que funciona muito bem é aquele em formato de listas, pois são fáceis de serem consumidos e trazem informações relevantes e úteis e que valem a pena serem compartilhadas.

Aplicativos

Unem utilidade com diversão. Sempre há espaço para um aplicativo novo no mercado. Para tornar um aplicativo viral, ofereça algo de valor e que por isso estimule o compartilhamento, mas não só isso.

Dê ao usuário um motivo para fazer isso, alguma vantagem que ele obterá caso divulgue seu app para seus amigos, como uma pontuação extra ou alguma função bônus.

Quizzes

As pessoas costumam responder quizzes, principalmente sobre assuntos sobre os quais tem bom conhecimento, pois gostam de parecer inteligentes perante os outros.

Portanto, se for possível, faça uma plataforma onde o usuário consigo compartilhar não só o quizz mas também sua pontuação.

Video (incluindo vlogs)

Videos são, nada mais, nada menos, do que o tipo de material mais compartilhado na internet, seja no Youtube ou principalmente através do Facebook.

Inclusive, muitos artigos que viralizaram, estavam acompanhados de um vídeo no meio do texto.

Outra estratégia que funciona muito bem para videos: usar o bom humor.

Áudio (incluindo podcasts)

Podcasts estão ficando cada vez mais populares por dois motivos.

Primeiro, são fáceis de serem feitos e segundo são fáceis de serem consumidos.

Por falar nisso, são muito utilizados em momentos onde outra atividade está sendo realizada, como a prática de exercícios físicos, dirigir e fazer faxina, por exemplo.

Uma boa maneira de transformá-lo em conteúdo viral é publicar uma chamada em seu blog, onde inclusive poderão ser utilizadas técnicas de SEO.

Infográficos

Uma informação visualmente organizada, fácil e rápida de ser consumida.

E já ficou provado que um conteúdo visual poderosos como esse consegue ser compartilhado nas redes sociais até 3 vezes mais do que outros tipos de material.

Ou seja, um potencial que você não deveria ignorar.

Jogos

Em uma rotina estressantes, os jogos conquistam as pessoas para relaxar.

Os jogos que costumam viralizar, possuem algumas coisas em comum, tais como:

- São utilizados por muitas pessoas (prova social)
- São fáceis de jogar
- A contagem de pontos é feita de maneira simples
- Muitas fases a serem ultrapassadas


A grande dificuldade está, não em que tipo de material produzir, mas sim em entender as razões pelas quais alguns alguns são bem sucedidos nessa missão, enquanto outros falham.

E ao contrário do que muitos pensam, sim, existem estratégias para viralizar conteúdos na internet.

Até a próxima

Forte Abraço!

Henrique Carvalho

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: marketing marketing de conteúdo marketing digital marketing viral

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração