Os primeiros passos para construir o seu sistema de vendas online: o papel do Youtube dentro da estratégia

Uma verdadeira estratégia de vendas online para ser construída com sucesso, além da inteligência estratégica precisa utilizar as ferramentas certas e uma dessas ferramentas é o Youtube. Leia o artigo e entenda o seu papel fundamental dentro de uma estratégia de vendas online de sucesso.

Para muitos ele pode ser apenas um canal de vídeo onde as pessoas buscam entretenimento, distração, diversão, já para outros é um canal para se expressar e se comunicar com o resto do planeta de forma mais rápida e interativa, uma verdadeira janela paro o mundo.

Seja qual for a sua razão, hoje o Youtube já se tornou a segunda plataforma com maior número de usuários ficando atrás apenas do Facebook e seguida pelo Whatsapp que vem logo atrás na terceira posição.

Daí já é possível percebemos a amplitude de sua relevância e o seu grande potencial de alcance, principalmente dentro de uma estratégia de vendas online.

Para conseguirmos ter uma noção mais exata, vejamos alguns números do Youtube:

• Atingiu a incrível marca de mais de 1 bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da internet
• Mais da metade das visualizações do Youtube são feitas através de dispositivos móveis
• 98 milhões é o número de brasileiros hoje na plataforma
Acessado por 95% dos usuários de internet no Brasil
• 47% das pessoas acessam a plataforma em busca de novidades
• Está presente em 88 países
2,5 bilhões de telespectadores por dia
• Mais de 6 bilhões de horas de vídeo são assistidas no YouTube ao mês
• Mais de 4 bilhões de vídeos são assistidos no YouTube diariamente

Esses são apenas alguns dos impressionantes números que essa extraordinária plataforma atingiu em seus pouco mais de dez anos de vida desde sua fundação por três ex funcionários do Paypal.

Atualmente no Brasil, aproximadamente 86% das pessoas assistem vídeos online pelo menos uma vez por mês. Uma pesquisa realizada em 2016 com uma amostra de 1500 pessoas em diversas regiões do país mostrou que as pessoas já assistem quantidades de tempo equivalentes na TV e na internet o que corresponde a 22,6 horas no formato tradicional e a 15,4 horas na web.

Desse total, 84% usam um smartphone para assistir vídeos, e 57% preferem esse dispositivo para assistir vídeos. Entre aqueles que têm uma smartTV, 68% declaram assistir o YouTube neste aparelho. Ainda de acordo com o levantamento, em apenas três anos, o consumo de vídeo na web cresceu 90,1 enquanto que o de TV cresceu apenas 3,1% no mesmo período.

Com a mudança cada vez mais evidente nos hábitos de consumo das pessoas e diante de números cada vez mais impressionantes utilizar essa incrível ferramenta dentro de uma estratégia de vendas online torna-se quesito quase que obrigatório se realmente quisermos ter êxito nos negócios.

Resumindo:

• O Youtube hoje é muito mais que apenas um canal de entretenimento
• É a segunda maior plataforma em número de usuários
• Quase 50% da população brasileira consome conteúdos na plataforma
• As pessoas dispendem com a plataforma o mesmo equivalente de tempo que despendem com a TV
• Os hábitos de consumo cada de vez mais apontam em direção para os meios digitais

Portanto, se você ainda está pensando se deve utilizar a ferramenta ou se já utiliza mas somente para fins de entretenimento ou para qualquer outro fim que não seja realizar negócios talvez esteja mais que na hora de rever os seus conceitos e reconsiderar o seu uso e a partir de agora passar a explorar o enorme potencial que ela tem a oferecer, principalmente quando o assunto são estratégias de vendas online e o que isso pode representar em termos de geração de novos negócios seja qual for o perfil da sua empresa.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: marketing marketing digital marketing online vendas vendas online youtube