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Os Sistemas de Informações de Marketing (SIM)

Caio César,
Em continuidade a nossa série de esclarecimentos sobre conceitos, áreas e curiosidades em relação ao Marketing, irei comentar sobre o famoso SIM (Sistemas de Informação de Marketing) utilizando como referências Yanaze (2007); Sandhusen (2003).
O SIM consiste na coleta, registro e análise sistemática de dados sobre problemas relacionados a comercialização de bens e serviços. Yanaze (2007) define que as informações são tudo aquilo que possa trazer conhecimentos importantes para a empresa. O autor comenta também que, o sistema de informação de marketing deve ser estruturado levando em consideração três objetivos, a operação rotineira, a solução de problemas e alimentar o planejamento com dados e informações.
Na concepção de Sandhusen (2003), o sistema de informação de marketing é uma estrutura contínua e em interação de pessoas, equipamentos e procedimentos para consolidar, classificar, avaliar e distribuir informações pertinentes, oportunas e precisas, para serem utilizadas por tomadores de decisão de marketing para melhorar o planejamento, a execução e o controle da administração mercadológica. As informações são de extrema importância para as organizações, com base nelas se poderá ter o sucesso ou fracasso. Não adianta ter acesso a vários tipos de informação, é importante ter acesso as informações na hora certa, na medida correta e grau de detalhamento suficiente para que seja efetivamente útil.
Os quatro subsistemas que compõe o SIM na visão de Sandhusen (2003) são:
a) Contabilidade interna: é o uso das informações contábeis da própria empresa, podem conter informações importantes como a tendência dos lucros, nível de gastos, compras realizadas, vendas feitas por áreas, vendedores, clientes etc.
b) Inteligência de marketing: são informações de marketing obtidas através de jornais, revistas, relatórios, exposições, feiras, vendedores, entre outras.
c) Ciência de marketing: visa auxiliar os administradores na tomada de decisão, incluindo a utilização de modelos e gráficos.
d) Pesquisa: esse subsistema é uma forma sistemática de coletar, registrar e analisar dados relativos a problemas e oportunidades de marketing, podendo ser de forma constante ou para algum problema específico.

O objetivo deste artigo foi esclarecer a importância do SIM para os gestores de marketing, bem como todos os profissionais de forma direta ou indireta, ligados à gestão das empresas.

Referências Bibliográficas:

SANDHUSEN, Richard L. Marketing básico. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

ACESSE: www.santangelo.adm.br
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Tags: consultoria informacoes marketing santangelo sistemas