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Pesquisa e Sistema de Informações de Marketing

A pesquisa deve ser encarada como despesa ou investimento pelas organizações?

Pesquisas de marketing

Compreende-se que pesquisa e desenvolvimento são essenciais para uma empresa inovar no mercado. É por meio de uma pesquisa que se obtêm informações valiosas sobre o mercado e os seus consumidores, como também sobre fornecedores e concorrentes.

Quanto maior o conhecimento sobre o mercado, melhor será o desempenho de um negócio.

Considerando que o marketing é um conjunto de atividades destinadas a atender os desejos e necessidades dos consumidores por meio de troca, ampliam-se o entendimento e a importância de identificar as necessidades dos consumidores. Para Samara e Barros (2002, p. 6), pesquisas de marketing são “projetos formais que visam à obtenção de dados em forma empírica, sistemática e objetiva para a solução de problemas ou oportunidades específicas relacionadas ao marketing de produtos e serviços”.

Assim, ao construir um plano de marketing, o gestor pode deparar-se com dúvidas. Estas não podem ser respondidas com achômetro ou com interpretações subjetivas, mas sim com dados e informações concretas, evitando, dessa maneira, a tomada de uma decisão errada e ampliando as chances de acerto estratégico. Para exemplificar, Samara e Barros (2002)expõem vários tipos de  pesquisas que o gestor de marketing pode aplicar:

Pesquisa de Oportunidade de Vendas 

-Busca de mercados existentes no mercado que atuamos ou pretendemos explorar; 

-Pesquisa de mercado e Pesquisa de Produto.

 

Pesquisa de Organização de Vendas 

-Avaliar a eficiência das ações da empresa; 

-Pesquisa de distribuição; 

-Pesquisa de comunicação e Pesquisa de análise de vendas.

 

Pesquisa de Produto 

-Identificar benefícios e problemas no produto; 

-Imagem das marcas; 

-Fatores determinantes de compra; 

-Estudo de fidelidade a marcas; 

-Aplicar testes de produtos; 

-Análise de preços e aceitação de novos produtos.

 

Pesquisa de Segmentação

-Perfil dos segmentos (classe social, faixa etária, estado civil, atitudes ou estilo de vida); -Tamanho dos segmentos; 

-Intensidade de consumo; 

-Necessidades e expectativas.

 

Pesquisa de distribuição 

-Preferências por canais de distribuição; 

-Identificação de canais alternativos; 

-Análise do desempenho da distribuição; 

-Avaliação de vendas e pós-venda pelo canal; 

-Análise de conflito de canais.

 

Pesquisa de análise de vendas 

-Auditoria de varejo; 

-Estabelecimento de território de vendas; 

-Fatores motivacionais para a equipe de vendas; 

-Estudos de precisão de vendas.

 

Pesquisa de Propaganda 

-Pré e pós-teste de campanha publicitária; 

-Pesquisa de recall; 

-Análise de investimento promocional; 

-Pesquisa de mídia.

 

E os Sistemas de informação em marketing?

O marketing não se estrutura apenas em análises subjetivas, é preciso também analisar dados! Assim, sugere-se que a empresa utilize um sistema de informação de marketing, o qual deve fornecer aos responsáveis pelo marketing informações para que sejam tomadas decisões baseadas na realidade do mercado.

A implantação desse sistema integrado se compõe de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões.

Basicamente, existem três tipos de informações: a primeira se caracteriza por ser informações relacionadas ao dia a dia, a segunda é sobre a inteligência, ela é relevante para futuras estratégias de negócio, e a terceira, por informações obtidas por meio de estudos e pesquisas não sistemáticas. 

Assim, o sistema de informações de marketing é um processo contínuo em que dados e informações são colhidos, processados e armazenados para serem utilizados nas decisões de marketing das empresas. Para facilitar, apresento-vos a seguir todos os componentes de um sistema de informação de marketing.

Sistema de registros internos

São relatórios sobre vendas, níveis de estoque, contas a pagar e receber, entre outros que possam fornecer informações para tomada de decisão.

Sistema de inteligência de marketing

Trata-se de um conjunto de procedimentos e fontes usados pelos administradores para obter informações diárias sobre o desenvolvimento no ambiente de marketing, essas informações são buscadas através de livros, jornais e revistas técnicas, conversando com fornecedores, consumidores, funcionários, entre outros.

Sistema de pesquisa de marketing

É o planejamento, coleta, análise e apresentação de dados e descobertas relevantes. Nesse sistema, é possível aplicar as pesquisas quantitativas (em que se pretende quantificar esses dados) e/ou pesquisas qualitativas (possui cunho mais exploratório e de profundidade sobre um tema ou um produto). Em breve, disponibilizarei de maneira aprofundada a importância da pesquisa de marketing para as empresas.

Sistema de apoio à decisão de marketing

Conjunto coordenado de dados do sistema, ferramentas e técnicas utilizando-se de softwares e hardwares, assim tem-se uma harmonização para interpretações das informações relevantes.

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Tags: administracao gestores marketing varejo

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