Planejamento digital: o "X" da questão

Para que qualquer atividade seja efetiva e assertiva é fundamental que haja um planejamento adequado. É com base nesta ação que todas as outras serão realizadas. O planejamento é um processo contínuo e dinâmico, que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas. Costumo afirmar que o planejamento serve, sobretudo, para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.

O que acontece na maioria das vezes na publicidade e marketing digital é que, o planejamento on line é separado do planejamento off line, o que pela minha perspectiva de mercado, é um equivoco, haja vista que, ambos possuem o mesmo objetivo: alcançar e conquistar um target.

O que os profissionais de publicidade e marketing devem fazer é ampliar a sua visão e desenvolver estratégias integradas entre o universo on line e off line de forma a proporcionar experiências com a marca em ambos os ambientes. O mundo digital tem os conceitos de relacionamento, interatividade, colaboração, compartilhamento, engajamento e métricas mais fortes do que no mundo off line. O digital tem particularidades que o mundo off line não tem, assim como o contrário é verdadeiro.

Dan Wieden, da agência Wieden+Kennedy, certa vez disse que “toda essa história de on line e off-line, é como se as pessoas me perguntassem se eu gosto mais do meu braço esquerdo ou do direito. Sabe, eu tenho esses dois braços e quero usar os dois ao mesmo tempo!”.

Por isso, a minha dica para os times de marketing é, sempre integrem o planejamento de vocês e realizem os estudos, planos e ações de maneira alinhada. Todas as estratégias precisam levar para um único local: a satisfação do cliente, fortalecimento da marca e lucratividade do negócio.

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Tags: BRANDING DIGITAL marketing digital PLANEJAMENTO DIGITAL