Por que investir em assessoria de imprensa?

O assessor de imprensa tem um aguçado olhar para identificar oportunidades de temas que possam se transformar em pautas jornalísticas. A assessoria de imprensa é uma área do jornalismo que faz a ligação com os diferentes tipos de mídia por meio de envios de releases, notas ou até mesmo por outros meios de comunicação, como e-mails, telefone, etc. Agora, até o whatsapp é uma ferramenta importante para o assessor de imprensa.

Uma empresa, um produto, um profissional autônomo ou qualquer personagem para uma matéria jornalística é preciso que seja relevante. Essa relevância diz respeito a conteúdo, a importância e ao grau de informação, ou seja, o quanto isso pode se transformar em valor notícia. Na comunicação e no jornalismo se estuda algumas teorias capazes de identificar o processo da informação até o ponto de se transformar em notícia e, consequentemente, a sua divulgação para os públicos.

É a partir de estudos, técnicas, análises de cenários que os assessores de imprensa entram em ação. Esses profissionais passaram a ter uma importância imprescindível para o dia a dia das empresas e demais profissionais que desejam estar na mídia. Ser notícia muitas vezes não é um fator natural. Não basta apenas ser especialista em determinada área. É preciso que se explore os potenciais dessa informação.

O assessor de imprensa tem um aguçado olhar para identificar oportunidades de temas que possam se transformar em pautas jornalísticas. A assessoria de imprensa é uma área do jornalismo que faz a ligação com os diferentes tipos de mídia por meio de envios de releases, notas ou até mesmo por outros meios de comunicação, como e-mails, telefone, etc. Agora, até o whatsapp é uma ferramenta importante para o assessor de imprensa.

O profissional desta área deve ter sintonia com o seu assessorado e levar até a mídia o seu conhecimento, postura e opinião sobre determinados assuntos. É a assessoria de imprensa responsável pela divulgação da notícia e que chama a atenção para fatos às vezes despercebidos. O Manual de Assessoria de Imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) (2007, p. 7), diz que assessoria de imprensa é o “serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas dessas organizações para os veículos de comunicação”.

A ferramenta principal do assessor de imprensa está na informação. Nem sempre esse profissional teve acesso à tecnologia para a divulgação dos seus assessorados. Ainda nos anos de 1990 dependiam do telefone e dos correios e era comum datilografar o release na máquina de escrever, fazer cópias e entregar pessoalmente o texto nas redações. A primeira evolução digital foi a entrega de releases por e-mail no início dos anos 2000.

Hoje o cenário é bastante diferente e na palma da mão com um smartphone o assessor consegue enviar releases por e-mail, publicá-los no site do cliente compartilhando o link nas mais diversas redes sociais. Além disso, é possível entrar em contato com os colegas da imprensa, pelo Facebook e WhatsApp e ainda participar de grupos nas mídias sociais para compartilhar pautas e marcar entrevistas.

Aqui vamos elencar oito motivos pelos quais a assessoria de imprensa faz a diferença. É salutar lembrar que a assessoria de imprensa precisa ter um bom planejamento estratégico e metas bem definidas.

– Divulgação da sua marca nos veículos de comunicação: um empresa ou seus produtos ou um profissional podem virar notícias.

– Fonte para entrevistas: sugestões de pautas relevante cria laços com a imprensa e o assessorado passa a ser uma fonte confiável, de credibilidade, para dar declarações em matérias e conceder entrevistas.

– Fortalecimento de marca: com estratégias alinhadas às diretrizes de sua empresa é possível construir uma imagem de forma positiva e desperta o interesse de stakeholders e demais por públicos.

– Produtos e serviços viram notícia: transforma os diferenciais em notícias, sempre com informações positivas.

– Melhora o posicionamento do seu site no Google e outros buscadores: com matérias publicadas em vários sites de notícias, em alguns casos com link para o seu site, sua visibilidade no Google e outros buscadores melhora.

– Gerencia crises: a assessoria de imprensa pode amenizar problemas e em alguns casos reverter a situação com transparência e proatividade com a imprensa.

– Conquistar engajamento nas redes sociais: produção de bom conteúdo para as plataformas digitais (Facebook, Instagram, Twitter etc) pode fortalecer a relação do público com a marca/profissional.

– Planejamento de ações: fazer um planejamento de ações, direcionado a cada veículo de comunicação, para oferecer um material de qualidade rende bons resultados com os públicos.

*Artigo publicado originalmente no 'Blog Comunicando'. 

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