Mais comentada

Por que tornar-se empregável?

O artigo trata da importância para o profissional ir em busca de características que o deferencia no mercado de trabalho. A empregabilidade é um requisito de grande relevância para aquele que deseja permanecer e aproveitar todas as oportunidades profissionais neste acirrado mercado de trabalho.

Falar em oportunidades de trabalho para pessoas que não buscam qualificações é difícil. Para aqueles que não possuem conhecimentos, então impossível. A sociedade vem passando por profundas transformações: o modo de produção deixou de ser basicamente artesanal; a ênfase na agricultura cedeu lugar para a indústria; modos de comportamentos das pessoas vêm se diferenciando ao passar das gerações etc. e tudo isso, é claro, acarreta mudanças em aspectos organizacionais. As empresas precisam cada vez mais de verdadeiros talentos, pessoas que saibam usar um profissionalismo para alcançar resultados eficazes.


Passou-se o tempo que a força de trabalho se concentrava na mão-de-obra por meio de esforços físicos. Estamos vivenciando a Era do Conhecimento, onde a nossa força de trabalho se regula por meio de nossos comportamentos assertivos, geradas a partir do conjunto conhecimentos, habilidades e atitudes.

O mercado de trabalho busca o profissional profundamente preparado para fazer a diferença na empresa. Não basta os candidatos terem apenas o ensino médio completo ou simples graduação em qualquer área, achando que um mero nível superior poderá promovê-lo. Vivemos num constante mundo do aprendizado. Participar de treinamentos, reciclagens e aprofundamentos são de suma importância na vida profissional. A Ciência muda, o Conhecimento muda e com isso muda também métodos de trabalho, a tecnologia se supera cada vez mais, a cultura cada vez mais se torna heterogênea.


O termo empregabilidade surgiu como conseqüência da acirrada competitividade entre candidatos e a exigência das empresas em selecionar as pessoas certas para os locais certos. Tornar-se empregável significa desenvolver todo o potencial humano visando o alcance das características profissionais. Por que existem pessoas que não têm medo de enfrentar um público numa apresentação, enquanto outros vivem a beira de um colapso só em pensar em se apresentar? Por que certos candidatos se sobressaem melhor do que outros numa entrevista de emprego? Por que alguns passam uma imagem positiva em relação a sua fisionomia e sua motivação?


Somos seres humanos, que evoluímos com a idade. Nascemos e nem temos noção da vida, mas estamos crescendo, adquirindo saberes. Quando entramos na fase de entendimento, começamos a freqüentar a escola e interagir com um mundo novo e quando nos damos conta, já estamos diante de grandes responsabilidades. Da mesma maneira acontece na nossa vida profissional. Necessitamos nos adequar para o mercado de trabalho. Ter a boa vontade de trabalhar não é tudo. Tem que ter um conjunto de características que faça as empresas desejarem a sua contratação. Tem que saber falar em público, trabalhar em equipe, usar o seu marketing pessoal, ter motivação, ser criativo entrou várias outras características. Alcançada a oportunidade, devemos atualizar nossa visão do trabalho, criando novos meios para o desenvolvimento profissional e continuar progredindo neste acirrado e cruel mercado de trabalho.

Porém, uma coisa é certa: cabe apenas a você se tornar o autor da sua empregabilidade. Reflita isso!


Sucesso.

Contato: adm.ronaldo@yahoo.com.br

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)