Mais comentada

Porque as pessoas trabalham?

Alexandre,

Porque as pessoas trabalham?

Pensei por diversas vezes e ainda não encontrei um significado amplo para entender em sua profundidade:
- Porque trabalhamos tanto?
- Trabalhamos para sermos úteis?
- Para demonstrar nossas habilidades, expertise?
- Será pelos nossos filhos? Deixar bens materiais para que possam ter uma vida estável financeiramente?
- Ter bens que possam garantir nossa felicidade futura? E se o futuro não chegar? Nós seres humanos sabemos os riscos que vivemos, e que dinheiro nem sempre traz felicidade.
- Para ser melhores? Acho que não.
Procurei pela internet (google) a frase "porque as pessoas trabalham" e não encontrei uma definição que satisfizesse minha curiosidade sobre o tema.
Encontrei portanto dois principais motivos que transcrevo abaixo:
Trabalhamos pelo dinheiro
Trabalhamos pela satisfação pessoal

O primeiro, "dinheiro" tem um sentido de sobrevivência, que faz com que acreditemos que os bens materiais (bens sim, pois todos acumulamos dinheiro pensando em comprar algo), será nosso refúgio, nosso cantinho após anos de dedicação. Conclui que sim, esta é uma afirmação que podemos acreditar faz parte de nossa natureza.

O segundo, "satisfação" lida com o ego e o sentimento de bem estar. Sentir-se útil, produtivo, contente com a oportunidade de demonstrar a inteligência acumulada, seja pela vida acadêmica, seja pela vida profissional.

Em uma equipe de baixo desempenho, não basta somente o dinheiro, o endomarketing para tentar otimizar o poder da "satisfação"! Quando pessoas estão envolvidas com o objetivo e o propósito que as fazem estar ali produzem o dobro! Sim, sem dúvida, são não somente motivadas mas também acreditam que uma parte do seu conhecimento foi aplicado para conclusão da tarefa/produto.

Muitas vezes vemos funções de estagiários, trainees que enquanto produtores de conhecimento, acumuladores de experiência para um dia poder ocupar as vagas para as quais estão sendo treinados, mas que o seu nível de motivação é baixo. É institivo, não é tão somente uma vontade de ser, mas principalmente de se integrar ao grupo.

Ja em equipes de alto desempenho, onde o objetivo maior é alcançar metas cada vez mais superiores, vemos sim o efetivo lider desenvolver-se e a meta cumprida. Vemos pelos jogos de futebol: Os jogadores ganham dinheiro, mas nem por isso deixam de jogar e tentar ganhar do adversário. Ronaldinho (fenômeno) retornou ao futebol por qual motivo? Dinheiro provavelmente não, mas sim pelo prazer de mostrar sua inteligência, habilidade. É o que estou tentando resumir em satisfação.

Portanto, posso afirmar-lhes que com satisfação (ambiente profissional interpessoal, recursos materiais, recompensas - todos estes atribuídos pela administração) são capazes de criar um clima onde a satisfação reine, e a produção seja otimizada.

Alexandre Gabriel 

 

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: as pessoas porque trabalham