Qual é o objetivo do seu site?

Mensalmente respondemos inúmeros pedidos de orçamento de empresas que vem até nós querendo um site. Uma das primeiras perguntas que fazemos no nosso briefing (necessário para elaborar um orçamento) é: Quais os objetivos do site?

É impressionante o número de pessoas que não sabem responder a esta pergunta. Já ouvi as mais diversas respostas, desde – “O meu concorrente tem um, então eu também quero” - até - “Pois é, estamos decidindo entre fazer um site ou anunciar nas páginas amarelas”.

Sei que é papel da agência aconselhar e dar idéias para o cliente com relação ao serviço que será prestado, mas ainda assim acho um absurdo uma empresa querer fazer um site, sem ao menos saber os objetivos que quer alcançar. Quer vender seus produtos? Fortalecer a marca? Comunicar-se com seu cliente? Informar sobre notícias do seu segmento? Enfim, se antes de pedir um orçamento o cliente tivesse isso em mente, nosso trabalho seria bem mais fácil e de melhor qualidade. Querem um exemplo?

Um de nossos clientes, uma indústria do ramo de cosméticos, ao fazer o seu site tinha bem definido quais seriam os objetivos: comercializar seus produtos e aumentar o número de revendedores. Com base nisso, desenvolvemos um site otimizado para mecanismos de busca e com sistema de carrinho de compras. Dessa forma, eles tiveram um enorme aumento no número de pedidos, e se hoje você pesquisar no Google cosméticos para revenda, verá a empresa Buona Vita aparecendo no segundo lugar das buscas. O resultado disso? Hoje essas palavras chave são responsáveis por centenas de visitas ao site da empresa, de pessoas interessadas em revender cosméticos. Eles estão ampliando o número de revendedores por todo o Brasil. Nem preciso dizer que o dono da empresa está com um sorriso de orelha a orelha, e recomendando nosso trabalho para toda a sua rede de contatos.

Outro exemplo bacana é de uma empresa que desenvolve convites de formatura. Desde o início, o dono tinha na cabeça que queria expor de forma criativa o trabalho da empresa e rankear bem o site ao digitar as palavras convites de formatura e convites de casamento no Google. Novamente a nossa solução foi assertiva e agradou o cliente, com uma vitrine colocada na home do site, onde os convites podem ser cadastrados e atualizados pelo próprio dono da empresa, através de um gerenciador de conteúdo. Também fizemos um trabalho de otimização no site, e em poucas semanas a empresa Studio AQuatro já está bem rankeada no Google, quando são digitadas as palavras chave “convites de formatura”.

E o que tudo isso traz de bom para a empresa? Dinheiro! O site é acima de tudo um gerador de negócios. Por isso, antes de querer um site para sua empresa, defina quais são seus objetivos com ele. Assim a agência que irá desenvolvê-lo, poderá realizar um trabalho bem mais preciso e que trará melhores resultados.

Um abraço,




Visitem: CreativeBizz
Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: design internet sistemas site web

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração