Quem vem primeiro: a audiência ou o produto?

Confira resposta a dúvida de leitor

Estreando nossa coluna de perguntas e respostas sobre marketing digital, responderei uma dúvida sobre lançamento de produtos. Veja abaixo o questionamento enviado pela leitora Francieli Matos:

Qual a ordem mais indicada para quem pensa em lançar um produto: ter um produto e depois ter uma audiência ou ter uma audiência e depois um produto?

Com a internet, não há uma ordem correta a seguir:

- Pode-se fazer pré-lançamento: começar criando e ir aquecendo o interesse pelo produto, antes de lançá-lo. Por exemplo, você pode criar um grupo no Facebook ou canal no Youtube mostrando como o seu produto vai mudar a vida das pessoas e abrindo pré-venda;
- Você pode ser um influenciador ou contar com a o apoio de um para lançar seu produto. Assim, conseguirá gerar um boom e impactar um número grande de prospects de uma vez só;
- Ou lançar seu produto e depois divulgá-lo. Caso seu produto seja inovador, necessário para o mercado e tenha uma demanda que se interessaria prontamente por ele.

Mas, para diminuir os riscos, sugiro criar uma campanha de crowdfunding, pois você poderá testar a aceitação de seu público, receber feedbacks que o ajudem melhorar ainda mais o produto e validar se é viável ou não produzi-lo em larga escala. Desta forma, só lança aqueles produtos que tiverem uma boa aceitação e popularidade, diminuindo os custos com produção e logística para estes “testes”. Outra vantagem do crowdfunding é a possibilidade de não depender de toda a burocracia para solicitar um financiamento em banco ou empréstimo (e inclusive correr o risco de não tê-lo aprovado).

Há muitos casos de produtos que foram divulgados via crowdfunding e receberam comentários de melhorias dos usuários (clientes), fazendo com que os criadores das campanhas tivessem que alterar os projetos/protótipos para tornar o produto mais interesante, aquecendo o interesse do público (que ganhou sensação de participar da criação do produto, tornando-o muito mais valioso aos olhos deles).

No livro "Seu Sonho tem Futuro", que está à venda em www.kickante.com.br/sonho, eu ensino como planejar e preparar o seu projeto meses antes de você se sentir pronto, com menos de 30 minutos por semana. Ele traz todas as técnicas, ferramentas, método e mindset que uso há mais de 20 anos para tirar todo tipo de projeto do papel em tempo recorde e com sucesso! E ao final de cada capítulo, você ainda encontra um plano de negócios que pode ser preenchido durante a leitura. Tenho certeza que, após a leitura, poderá tirar qualquer projeto do papel!

Tem dúvidas sobre marketing digital? Deixe sua pergunta nos comentários!

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