Resenha do livro “O Segredo de Luiza”

Resenha do livro “O Segredo de Luiza”

Thayse da Costa,
Fernando Dolabela escreveu o livro "O Segredo de Luiza" a fim de contribuir para o estudo do empreendedorismo, o qual não é encontrado com freqüência, mas não apenas isso também incentiva novos empreendedores a obter, lutar e abrir seu próprio negocio. Logo, o escritos apresenta no livro todas as etapas de crescimento de Luiza até chegar ao seu objetivo, ou seja, a vontade de ter o seu negócio, o perfil empreendedor até ela conseguir realizar seu sonho.

 

Seguindo os passos de sua tia-madrinha Fernanda, Luiza decide ter seu próprio negocio – Goiabadas Maria Amalia - . Logo, sua tia começa a ajuda-la. Também uma amiga apresenta o professor Pedro que conhece e ensina muito bem Empreendedorismo. Porém, ela que foi ao encontro dele para tirar várias dúvidas e conseguir "o segredo do sucesso" se depara com uma grande chuva de questionamentos, os quais só a deixam mais e mais confusa. Então o professor sugere a ela que faça um Plano de Negocio discuta o tema com pessoas que já possuem empresas consolidadas, amigos e familiares. Seguindo as orientações Luiza procura Seu André, proprietário da empresa Biscoitos Santa Luzia, e ao explicar que esta deixando uma carreira de Dentista para ser um empreendedora, Seu André resolve ajudá-la com muita empolgação a elaborar um Plano de Trabalho com cronograma e prazo. Mesmo com recomendações que o estudo poderia inclusive demonstrar que o plano não seria viável, ela decide continuar e correr o risco, final era a única maneira de saber se iria dar certo. Com seu Plano já pronto Luiza percebe que "gosto bom" não é o essencial, ela necessitava apontar seu público-alvo, dentre outros mas principalmente sua estratégia de Marketing.

Ao concluir sua Análise Financeira ela percebeu que seu Investimento Inicial passava dos R$ 40.000,00 percebendo assim que não tinha recursos suficientes, logo, decide por um financiamento, mas para isto necessitava de uma garantia de verdade. Então seu Padrinho sugere a ela fazer uma parceria com uma empresa do mesmo ramo para que assim investissem no capital inicial. Em um primeiro momento ela reluta e não quer dividir seu sonho mas pensa com a razão e Seu Andre indica três empresários.

Luisa vai procurar o prof. Pedro novamente para aconselhá-la. Ele aconselha Luísa a começar a pensar em um padrinho para sua empresa. Logo ela lembra do Srº André, um empresário muito rico, dono de uma fábrica de biscoitos e com uma excelente e vasta experiência. Depois de várias tentativas, finalmente consegue falar com Srº André e expor a sua idéia, mostrando a ele o seu plano de negócio. O empresário se mostra muito satisfeito e decidi aceitar ser padrinho da empresa de Luísa. Luísa conhece o novo namorado de sua irmã, Rodrigo, que cursa faculdade de Administração. Ele aconselha Luísa a procurar o INSOFT e o clube de empreendedores para ajudá-la na abertura do seu empreendimento. Com a formatura se aproximando, Luísa é escolhida para ser oradora da sua turma, deixando sua mãe muito feliz. Luísa se mantém muito ocupada com os preparativos finais de abertura para sua empresa. Isso faz com que seu namorado, Eduardo, fique desconfiado de Luísa e acaba seguindo-a pelas ruas de Belo Horizonte. Numa dessas perseguições, ele vê Luísa entrando em um casarão e ficando por lá umas três horas. Depois que Luísa sai, Eduardo vai até lá e descobre que é um abrigo de crianças deficientes que Luísa ajuda por muito tempo. Ao contar para Luísa o que havia feito, ela fica muito nervosa pelo seu segredo de tantos anos ter sido descoberto. Luísa consegue terminar seu plano de negócio e leva até o Seu André para que analise. Seu André pede para Luísa, várias cópias do seu plano de negócio para distribuir para vários empresários na tentativa de conseguir uma sociedade para ela. Depois de analisar várias propostas, Luísa fecha um acordo com um empresário que lhe propõe instalação para a produção da goiabada. Passados quase seis meses, a empresa de Luísa já se encontra muito conceituada e exportando vários produtos para diferentes países. Mesmo com todos os obstáculos que enfrentou, Luísa foi em frente e conseguiu fazer com que sua empresa fosse uma das dez empresas selecionadas como o maior faturamento e exportação do país. No dia de receber o prêmio, Luísa não se agüentava de tanta felicidade ao saber que tinha sido premiada como a empreendedora global do ano.O salão inteiro da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, não se cabia de tanta felicidade pelo título concedido a sua nobre cidadã Luíza.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Fernando Dolabela Livro Luiza Segredo