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Seus canais não são suficientes

Estar presente nos canais de outras marcas é tão importante quanto existir nos seus. Conheça a estratégia de link building e veja como começar.

Para qualquer empresa hoje em dia, é inevitável criar uma estratégia de marketing digital efetiva para conseguir ser encontrado pelo público certo. Desde ter seu site institucional até fazer campanhas de e-mail marketing, criar conteúdos de valor, publicar textos em um blog, formar uma estratégia nas redes sociais e gerar tráfego pago, tudo ajuda sua marca a se destacar e sair à frente.

Quando você trabalha com um blog de forma frequente, por exemplo, você tem 434% mais páginas indexadas e seus links inbound crescem em 97%. Entretanto, com a concorrência atual e a forma de funcionamento do algoritmo do Google, isso pode não ser suficiente. Além de estar presente nos seus canais, é preciso investir em parcerias estratégias que ajudem na sua construção de links, conhecida como link building.

O que é link building?

Link Building é o trabalho de adquirir links de outros sites para a sua página. Os motores de buscas tratam os links como votos, usando-os para medir a popularidade e relevância de um site na internet. Um site sem links não consegue se posicionar bem nos motores de busca e, consequentemente, recebe pouco tráfego orgânico.

Como fazer link building?

O primeiro passo é buscar por referências de sites similares ao seu, que tratem de assuntos relacionados e tenham uma boa reputação. Separe resultados conhecidos, procure por bons influenciadores e liste todos eles. Com uma lista de todos esses portais, avalie pontos como:

O site está dentro do mesmo contexto de negócio que o meu?
Esse site apresenta conteúdo único e de qualidade? Tem relevância e força? Com o Open Site Explorer você consegue analisar essas características.
Esse site costuma realizar guest posts, abrindo seu conteúdo para produtores de outros canais? Como ele referencia esses canais?
Existem mais links apontando para esse site ou saindo dele? Você pode utilizar a ferramenta MajesticSEO para visualizar esse ponto. Se o site tiver mais links apontando para ele, é provável que ele ofereça um bom conteúdo.
Esse canal possui bastante influência, com seguidores e um público engajado em suas redes sociais?

Com essas questões analisadas, você pode começar a entrar em contato com cada plataforma para criar parcerias e encaminhar conteúdos seus, trocando trabalhos de um para outro quando possível.

Ao invés de apenas escrever posts para o seu blog, você pode contribuir constantemente com outros canais de conteúdo. Guest posts geram uma exposição gratuita para a sua marca. Você pode colocar o seu nome por aí em audiências que talvez os seus canais não conseguem alcançar ou que você nem sabia que poderiam ser parte de seu público.

Além disso, você poderá trazer tráfego para o seu site por meio de links dentro do seu guest post. Links para o seu site dentro de outras páginas ajudam a expandir sua presença nos rankings de busca, baseados nos algoritmos do Google. Criar conteúdos de valor em parceria, como e-books, infográficos, webinars, podcasts e outros também é uma ótima forma de gerar backlinks em vários canais diferentes.

Por ser um trabalho mais complexo, é preciso ter uma equipe destinada à busca, criação e lançamento desses materiais. Entretanto, apesar de ser trabalhoso, o link building é uma excelente estratégia para acelerar resultados com SEO e aumentar suas visitas orgânicas, aumentando também as suas vendas.

 

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Tags: link building