Sua empresa pode crescer quando você descobrir quem é a sua persona

Você quer empreender para servir a quem?Planos de negócios auxiliam em conhecer seus clientes, mas compreender o comportamento do público é necessário para educá-lo ou adequar seu produto a ele.

Profissionais de marketing digital possuem um vocabulário peculiar. Gostam de avatar*, leads, personas... Avatar é utilizado para referir a uma imagem na internet, leads (do inglês, conduzir) é parte do processo de captação de clientes e persona (do espanhol, pessoa) é um personagem semi fictício com base em dados reais que representa o cliente ideal.

Por exemplo: você vende roupas femininas. Logo seu público alvo são as mulheres, certo? Porém seus modelos são excessivamente curtos, decotados e transparentes. Então sua persona talvez anseie por atenção ou quer ser ousada, competidora... Você deve coletar mais informações como o nome, idade, renda, cidade, hobby, cores preferidas, tamanho do manequim... e daí poderá selecionar o que oferecer. Os dados são adquiridos por meio de cadastros de compras na internet ou landing pages.

Segundo uma das principais aceleradoras de startups do país, os motivos mais comuns de insucesso dos negócios são conflitos entre os sócios e rejeição do consumidor. Portanto, compreender sua persona te deixa mais próximo dela e com menos chances de desagradar. Pergunte a você mesmo: você sabe quais são os reais anseios de seu público? Sabe quanto ele está disposto ou pode pagar por seu produto? 

Sua resposta é mais ou menos. Mas tentarei lhe ajudar!

Consumidores são voláteis, enjoam de sua cara e de seu produto, mudam de localidade geográfica e de ideia, têm cargas culturais, crenças, sofrem variações de humor e de renda. 

Persona, pesquisa de mercado e público alvo podem ser fáceis de conceituar e de calcular, basta conhecimento técnico, você coleta amostras, calcula as médias, as medianas, o desvio padrão, faz o gráfico... Além disso, flexibilidade, capacidade de percepção e gestão são necessárias para se destacar e retê-los, meio as diversas novidades lançadas por empreendimentos espalhados pelo mundo.

Não subestime e tente descobrir quem é a sua persona para saber como se comunicar e o que oferecer a ela.

 

 

* Nota:

No hinduísmo, AVATAR, do sânscrito [avatâra] (sânscrito significa língua da literatura e da ciência hindus - como se fosse o latim para o brasileiros), deriva de "atravessar, ir para o outro lado". O prefixo ava significa "para baixo". Consequentemente designa o descenso de um deus, manifestações ou encorporações dos deuses. O mesmo que um ser espiritual encarnado. O uso da palavra provavelmente foi concebido só a partir de 500 a. C.

No Cristianismo o que se apossa dos homens é o Espírito de Deus. Acreditam na existência de outros seres espirituais (anjos e demônios) mas não devotam a eles adoração. Reconhecem como Deus apenas o seu Criador.

Fonte: Dicionários das Religiões e Bíblia Sagrada.

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