Técnicas de Prospecção de clientes: perguntas abertas ou fechadas?

Uma pergunta poderosa e impactante é aquela que foca nossa atenção e nos envolve. É uma pergunta que altera todo o pensamento e o comportamento. Pode motivar e gerar uma ação.

“Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido” Henri Ford

O mundo evoluiu graças as perguntas que os grandes filósofos e cientistas fizeram como:
“Quem somos?” ou “de onde viemos?”

Uma pergunta poderosa e impactante é aquela que foca nossa atenção e nos envolve. É uma pergunta que altera todo o pensamento e o comportamento. Pode motivar e gerar uma ação.

Perguntas abertas ou fechadas?

Durante anos e anos ouvimos que as perguntas devem ser abertas para gerar melhor resultado em vendas. Só que em prospecção eu sempre usei e uso mais perguntas fechadas do que abertas e sempre tive sucesso.
Aliás, quem já fez meu curso de técnicas de prospecção sabe que uso perguntas fechadas e de indução!

O que isso quer dizer?
Que assim como afirmou Neil Rackham em sua pesquisa, não importa se a pergunta é aberta ou fechada. A pergunta precisa gerar insights e direcionar o cliente potencial, logo não importa se é aberta ou fechada.

Fica a dica e sucesso!

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