Uma das mais antigas e essenciais ferramentas de Marketing

As maiores e melhores empresas do vale do silício são mestras em duas estratégias: obsolescência programada e “auto-canibalismo programado”.

            No mundo da hiperinformação há uma obsessiva sede por “novidades”. Embora muitas delas sejam "roupagens novas para velhas roupas", algo deste “guarda-roupas” ainda fica esquecido no fundo do armário.

 

            Um grande exemplo dessa realidade consiste em focar somente no “ataque” à concorrência e se esquecer de “atacar a si mesmo”.

 

            As maiores e melhores empresas do vale do silício são mestras em duas estratégias: obsolescência programada e “auto-canibalismo programado”.

 

            Exato, estas empresas são autofágicas. Olham para si mesmas continuamente da ótica de um concorrente e evidenciam suas fragilidades antes dos outros players.

 

            Seres humanos têm a tendência de “piscar” quando encontram imperfeições no “espelho" e seguem na falsa ilusão de que tudo está em perfeita ordem. Quando um gestor, diretor ou profissional de marketing começa a “piscar” diante de suas fragilidades está deixando de utilizar uma das mais antigas e essenciais ferramentas e práticas de marketing: tornar-se voluntariamente obsoleto e migrar para uma nova e melhor estratégia, produto e posicionamento.

 

            Outra verdade essencial que precisa ser relembrada todos os dias é: uma estratégia pobre no curto prazo levará a graves consequências no longo prazo!

 

            Dedique parte do tempo investido em conhecer e “atacar” a concorrência em conhecer-se a “atacar-se” proativa e assertivamente. Quando você se tornar seu maior e mais feroz concorrente, então descobrirá o único caminho que torna a concorrência irrelevante, todos os outros são apenas slogans para vender livros e eventos...

 

            Nos negócios, como no esporte, primeiro domine os fundamentos, depois preocupe-se com as novidades.

 

            Nada é mais velho que perder para si mesmo, nada é mais inovador que tornar-se o seu maior concorrente!

 

            No mercado das “aparentes novidades”, pare de piscar, tire a roupa esquecida do fundo do armário e surpreenda!

 

            Excelentes negócios e até breve.

Avalie este artigo:
(4)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administração estratégia gestão inovação marketing mercado

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração