Vale a pena participar de feiras e eventos?

Toda empresa quer ser conhecida e reconhecida. E para isto é claro, divulga sua marca e produtos para o maior público possível. E as feiras e eventos são essenciais para isto. A pergunta que todo empresário faz é onde e como divulgar sua empresa, com um orçamento que esteja dentro de suas condições e que realmente consiga converter contatos em clientes e parceiros comerciais.

A primeira coisa que precisamos que todo empreendedor tenha em mente, é que não há receita de bolo para todos os casos. Nem mesmo de empresas de mesmo segmento e mesma atuação. Cada negócio terá sua história. E necessita achar seu público e caminho, para não apenas gastar dinheiro com marketing e publicidade. E como tudo que o empresário faz e conquista, será necessário muito trabalho.

Mas, há dicas importantes que podem evitar ou minimizar, que atiremos em alvos errados e queimemos cartuchos importantes do nosso fluxo de caixa e tempo de equipe.

De cara e para qualquer negócio, a melhor forma de divulgar a marca é na internet. Se você não tiver um site bem organizado, com todas as informações que seu público precisa e procura, sua empresa vai ser uma vitrine que atrai, mas não os converte em clientes. Seu site pode até ser bonito, mas se não for rápido, responsivo (preparado para celular) e ser direto nas necessidades do seu futuro cliente, você estará só gastando dinheiro.

Resolvido o primeiro item essencial, um site responsivo, rápido e com conteúdo de fácil acesso; garanta que todos os formulários de contatos, fale conosco, telefones e se possível um chat on-line, estejam sempre visíveis em todas as páginas do seu site. Pense em como você procura as coisas na internet, seu cliente também é assim. Se demorar ou ficar desinteressante, ele vai para o site do concorrente sem pestanejar.

Site Ok? Gaste o que conseguir para participar como expositor das feiras de negócios ligadas ao seu segmento. São as melhores opções de você buscar clientes sem ouvir um não. Quando você faz telemarketing ou tenta buscar clientes ativamente, ou seja, ligando e oferecendo seu produto, seu tiro é de canhão: você atira para todos os lados até achar poucos que interessam de fato em seu produto e empresa. Numa feira setorial, é o contrário. Seu cliente, seu público já foi selecionado e está lá para buscar o que você tem para oferecer. Considera feiras de negócios, como investimentos que são de fato altos, mas são como balas de pratas: sempre acertará o alvo.

Agora você já sabe, se estiver em dúvida se investe em publicidade impressa, TV, rádio, etc, ou participar de uma feira; nem pisque, vá expor numa feira.

Mas não deixe também de anunciar nos outros meios citados acima, são necessários, importantes e perpetuam a marca. Isto também é essencial, mas negócios mesmos, você faz é em feiras.

Está com dúvida? Experimente uma feira e veja, se der resultado, continue, se não, pare!

Saiba também, que nas feiras, geralmente não é o lugar para assinar o contrato ou efetivar vendas, mas é lá que relacionamentos de décadas e parcerias fortes iniciam, para perpetuações longas e rentáveis.

Aqui na Vilesoft, uma rede de franquias de software de gestão, nos esforçamos para participar de todas as feiras do nosso setor. A próxima será dias 21 a 24 de junho, na ABF Expô em SP, a maior feira de franquias da América Latina. E nossa grande preocupação com as feiras é estar preparado para elas. Não dá para ir de qualquer jeito. É necessário planejar e se preparar com antecedência. Inclusive financeiramente.

Lembre-se que além do stand que tem valor de investimento alto, você precisa ter materiais, folders, deslocamento e treinamento da equipe que irá estar frente a frente com seu prospect muito interessado. Pode ser a única oportunidade que este cliente ou parceiro comercial irá lhe dar. Você precisa aproveitar em 100% deste precioso contato e deixar a melhor impressão da sua empresa.

Excelentes negócios para sua empresa nas feiras do Brasil e do mundo afora!

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