Vídeos de Instagram: 6 vantagens incríveis para empresas

No Brasil, 29 milhões de pessoas já utilizam o Instagram, e em grande parte com vídeos. E segundo dados da própria empresa foram mais de 200 mil anunciantes em 2016, quando a opção foi lançada.
Pequenas, médias e grandes empresas já tiram proveito, e muito, para se relacionar com seus públicos e aumentar a base de clientes.

A rede social, focada em conteúdo visual, tem sido uma surpresa em se tratando de plataformas de comunicação e publicidade, justamente porque, quando foi criada, o objetivo era promover interações entre amigos e familiares. Hoje, para você ter uma ideia, cerca de 40% dos vídeos mais populares no Instagram foram produzidos e publicados por empresas.

Seja para promover marketing de conteúdo em vídeo ou para poderosos anúncios no Instagram Ads, apresentamos 6 vantagens matadoras para empresas de todos os portes investirem nesta plataforma. Leia até o final e descubra como tirar proveito desta grande tendência!

 

1. Instagram é uma rede social famosa pela criatividade
Por ser uma plataforma que utiliza apenas recursos visuais, quem aposta no uso do Instagram tem a oportunidade de utilizar conteúdos mais criativos e dinâmicos, além de priorizar o estreitamento das relações com o público de uma maneira mais emotiva do que normalmente se consegue em outras redes.

Empresas podem se aproximar de sua audiência demonstrando valores, visão de mundo e conceitos, ou simplesmente aumentando a visibilidade para a marca.

 

2. Vídeos atingem pessoas no nível emocional
Geralmente, vídeos conseguem entreter os consumidores de maneira leve e positiva. E, é claro, a emoção não fica de fora. Saber como cativar clientes nem sempre é tarefa fácil, mas com a estratégia certa para vídeos de Instagram, empresas de todos os portes conseguem atingir o público de forma a criar vínculos com seus produtos ou serviços e a gerar um nível superior de lembrança em relação à marca.

São muitos recursos capazes de provocar tais emoções favoráveis à compra ou ao engajamento, como personagens, expressões linguísticas próprias do público ou storytelling (técnica de contar histórias).

 

3. Pessoas simplesmente adoram vídeos de Instagram

Logo que a função de vídeo foi lançada, em junho de 2013, mais de 5 milhões foram postados nas primeiras 24 horas. E desde então não para de crescer.

São bem conhecidos os resultados dos conteúdos audiovisuais na web, e no Instagram não seria diferente.

Já foi medido, por exemplo, que a intenção de compra do cliente aumenta 97% e a associação com a marca, 139%, quando empregada uma estratégia de vídeo. Além disso, 92% dos consumidores compartilham vídeos regularmente em perfis de redes sociais.

Dados como esses demonstram o grande potencial do vídeo de Instagram para conseguir resultados tanto orgânicos quanto em anúncios.

 

4. Engajamento no Instagram é bem maior que em outras redes
Além de as pessoas adorarem vídeos de Instagram, esta rede social tem um grande diferencial: muito mais engajamento em postagens de empresas.

Primeiramente, 50% dos usuários seguem marcas nesta plataforma, a maior média entre redes sociais. No Brasil isso significa quase 15 milhões de pessoas seguindo empresas. Em segundo lugar, o engajamento do Instagram é nada menos que 10 vezes maior do que o do Facebook, 54 vezes maior do que o do Pinterest e 84 vezes maior do que o do Twitter. Uma goleada.

A questão do engajamento sempre gera dúvidas, mas é simplesmente devido à superlotação de empresas nas redes sociais mais tradicionais, o que diminui bastante a chance de um bom alcance orgânico.

Tome o Facebook, a maior rede social, como exemplo. Se aparecessem todas as postagens de empresas no feed dos usuários, não ia sobrar nada para os amigos e familiares – e seria a rede social mais chata do mundo. Isso faz com que as maiores plataformas apresentem sempre uma taxa de engajamento orgânico menor.

Um exemplo que mostra essa diferença foi um mesmo conteúdo da Adidas postado em ambas plataformas. Em agosto de 2016, com uma fanpage no Facebook com 24 milhões de fãs, alcançou 78 mill visualizações na postagem. Já o perfil no Instagram, que contava com 9,7 milhões de seguidores (cerca de 60% a menos), obteve 130 mil visualizações com o mesmo conteúdo.

Por tudo isso, um a cada três marqueteiros nos EUA já consideram suas estratégias no Instagram como “muito importantes”. Uma tendência que chega cada vez mais ao Brasil.

 

5. É uma das plataformas mais usadas pelos jovens
Com as inúmeras possibilidades essa rede social logo chamou a atenção de empresas de diversos segmentos, mas especialmente aquelas cujo público é jovem ou jovem adulto.

Ora, 90% dos usuários ativos na rede possuem menos de 35 anos. Nos Estados Unidos esse público já considera o Instagram sua principal rede social, superando até o próprio Facebook.

Alcançar essa geração deve ser uma preocupação cada vez maior para empresas de diversos segmentos, pois possui cada vez mais participação nas decisões de consumo das famílias e na proporção da renda total.

 

6. Possui uma poderosa ferramenta para anúncios: Instagram Ads
Por pertencer ao Facebook, o Instagram Ads possui uma ferramenta de formatação de campanhas extremamente bem vista pelo mundo do marketing, por uma razão bem simples: o Facebook possui uma vasta base de dados sobre os usuários (que as próprias pessoas incluem em seus perfis) e dispõe essas informações para a criação de campanhas muito bem direcionadas.

Desta forma, o sistema de anúncios do Instagram oferece uma segmentação de usuários de acordo com inúmeros dados demográficos, bem como interesses, comportamentos, localização, público semelhante e outros. A partir daí, um bom profissional de marketing pode direcionar seus conteúdos para quem realmente importa, alcançando altos níveis de retorno do investimento (ROI).

Em relação ao custo, o Instagram Ads oferece uma outra qualidade: você determina quanto quer gastar e ainda pode ajustar o orçamento de acordo com as configurações que geram mais resultado.

Por fim, é muito fácil fazer testes A/B para comparar diferentes anúncios e diferentes audiências e, assim, aprender com as próprias campanhas para realziar investimentos cada vez mais assertivos.

 

E então, viu quantas vantagens sua empresa pode ter com vídeos de Instagram? O que está esperando para começar a utilizar essa estratégia?

Ajude-nos a fazer um blog cada vez melhor, curtindo, comentando e compartilhando esta postagem. E até a próxima!

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Instagram Produção Audiovisual Vídeos para empresas

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração