Você sabe o que, realmente, importa no marketing?

O verdadeiro conceito de marketing e que deve ser aplicado pelas empresas, independentemente dos modismos de novos tipos de marketing, é atender às necessidades e os desejos dos clientes.

Em livros e revistas de negócios, sites, blogs e redes sociais existem vários tipos de marketing como, por exemplo: marketing digital, marketing de conteúdo, marketing viral, inbound marketing, etc; Mas será que, por si só, são suficientes usarmos essas ferramentas do marketing, nas empresas, para conquistar e fidelizar os clientes?

Creio que não! Porque modismos de novos tipos de marketing não serão suficientes se não houver por parte das empresas, que estão adotando essas ações de marketing, empatia, fidelização, foco, simpatia, relacionamento, preocupação com os clientes e atender os anseios dos clientes.

E para demonstrar isso irei citar um exemplo: aqui em Porto Alegre existe uma rede de hipermercados, sendo que alguns deles estão em shopping centers da própria rede, no entanto, se você não comprar nada no hipermercado você é obrigado a pagar o estacionamento, que, também, é deles. Mesmo você tendo o cartão de fidelização que comprove que é um cliente da empresa.

No qual sou cliente desde o ano de 1999. Deixo todos os meses um valor considerável para a rede e até já reclamei sobre esse procedimento deles; porém, nada foi feito. Sem dúvida não está havendo, por parte da empresa, empatia para atender os desejos dos clientes.

Fazendo um contraponto, antigamente, nos bairros das cidades existiam pequenos armazéns de secos e molhados onde a maioria dos produtos, que as nossas famílias consumiam, eram adquiridos nesses estabelecimentos comerciais. Naquela época, a fidelização era por meio da amizade e do caderninho que os nossos pais adotavam – onde eram anotados os valores das compras, as quais eram quitadas no final de mês.

Portanto, o verdadeiro conceito de marketing e que deve ser aplicado pelas empresas, independentemente dos modismos de novos tipos de marketing, é atender às necessidades e os desejos dos clientes, ou seja, as empresas terão que permanentemente procurarem entender o cliente para satisfazê-los e encantá-los para que ele retorne a comprar e torne-se um cliente com fidelidade. Assim, o que realmente importa e o verdadeiro significado do marketing é gerenciar os negócios tendo como foco o cliente.

 

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Tags: clientes empatia fidalidade foco marketing Roberto Morais Batista

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