Mais comentada

3 medidas simples de implementar para reduzir a geração de resíduos nas empresas

Você sabia que reduzir resíduos na sua empresa tem vantagens não só para o ambiente, mas para a redução significativa e custos? Leia e descubra 3 medidas que você pode fazer para reduzir resíduos ainda nessa semana.

Você tem ideia da quantidade de resíduos que sua empresa gera por dia, por mês ou até por ano?

Pode ter certeza de uma coisa: independente do seu setor, não é pouco!

Para te ajudar a reduzir a geração de resíduos, para sua empresa ser mais sustentável e contribuir para um meio ambiente melhor para todos, separei 3 medidas que você pode adotar ainda nesta semana. Continue lendo para descobrir!

Vantagens da redução de resíduos

A questão de sustentabilidade e ambiental deveriam ser motivos o suficiente para reduzirmos resíduos, mas você sabia que a redução também é um excelente negócio?

Veja abaixo quais são as vantagens de se reduzir:

  • Preferência do consumidor
  • Seguros mais baixos
  • Receita no mercado de resíduos
  • Cumprimento da legislação

Podemos citar ainda muito mais vantagens, mas acredito que já deu pra entender que realmente vale à pena ser uma empresa mais preocupada com seu impacto ambiental, e que além disso pode te dar uma vantagem competitiva!

Agora que você já conhece as vantagens veja e anote 3 medidas simples e poderosas para adotar na sua empresa com seus colaboradores.

Medidas para redução de resíduos

As medidas são baseadas na metodologia 3R's: redução, reutilização e reciclagem.

1- Redução: a gestão e logística são essenciais para prevenção de desperdícios. Para medidas de redução na geração de resíduos podem ser realizadas modificações de processo, substituição de matérias-primas, maquinários mais eficientes e inspeções. 

2- Reutilização: esse proceddo se dá na reinserção de materiais, que seriam descartados, de volta no processo produtivo. A reutilização pode ser feita na empresa ou fora dela (com outras empresas e beneficiando e podendo reutilizar).

3- Reciclagem: neste processo, será feita a recuperação da matéria-prima e/ou a formação de um subproduto com valor econômico (onde outras empresas poderão comprar ou a própria empresa poderá reutilizar). 

Se você entendeu a importância e simplicidade da redução de resíduos, invista no longo prazo começando hoje, afinal, empresas do futuro fazem uma boa gestão de seus resíduos e contribuem para a sustentabiidade ambiental e econômica.

Por Fabio Junger.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: empresa reciclagem sustentabilidade