50 termos utilizados frequentemente no mundo executivo

Conheça os conceitos e aplicações dos termos mais utilizados na gestão empresarial

iStock

Existem alguns termos frequentemente utilizados na gestão empresarial, a maioria de origem americana, que fazem parte das reuniões, artigos e das conversas no mundo dos negócios. Na comunicação executiva, esses “jargões” tem muito valor, pois abrangem conceitos e metodologias que facilitam a tomada de decisões e enriquecem nosso vocabulário.

Você provavelmente já colocou em prática muitos deles, mas é provável que não tenha assimilado ainda o nome de cada um com as tarefas desempenhadas no dia a dia. Abaixo relacionei os termos mais comuns, com seus conceitos ou aplicações no mercado empresarial:

Análise SWOT (SWOT Analysis) - Analisa a competitividade de uma organização, considerando variáveis como Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças; daí chamada também de “FOFA”.

Avaliação 360 graus - Sistema usado para medir o desempenho, em que o colaborador não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa.

Benchmarking - Processo de avaliação sistêmico, usado para estabelecer metas para melhorias no processo, produtos e serviços, comparando uma empresa com outras que possuem desempenho melhor. De maneira simples, seria “copiar o que deu certo nas empresas de sucesso e melhorar ainda mais na sua empresa”.

Brainstorming - é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos organizacionais. Também conhecida como “tempestade de ideias”.

B2B - Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor.

Break-even - Em português, 'ponto de equilíbrio', é quando os custos da empresa são iguais às suas receitas. O cálculo do break-even point (o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram, ou seja, o ponto de lucro zero da empresa) é muito importante para o processo de planejamento estratégico e financeiro.

Budget (Orçamento) - Do francês bougette, o termo significa orçamento, normalmente anual. O processo de planejamento financeiro anual deve ser precedido de uma definição de objetivos, estratégias, prioridades, pessoal e organização, processados numa modelagem financeira em planilhas Excel ou equivalente. É importante envolver pelo menos cinco áreas da empresa: marketing, engenharia, logística e/ou produção, vendas, treinamento e finanças.

BSC – Balanced Scorecard - Sistema de medição do desempenho e controle gerencial. É uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. Existem várias ferramentas gerenciais sendo utilizadas nos mais diferentes tipos de gestão pública e privada.

Business Intelligence – ou inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

CEO – Chief Executiver Officer – Diretor executivo, pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. Responsável pelas estratégias e visão da empresa.

Commodities - Produtos primários, geralmente com grande participação no comércio internacional.

CRM - Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) - Permite identificar/entender grupos de clientes e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais rentável para ambos, através de um conjunto de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

Cinco S (5s) - Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina.

Coaching - que define um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências e técnicas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

Coach - Profissional que aplica a metodologia do Coaching.

Continuous Improvement - (melhoria contínua) Componente essencial no just-in-Time e na Qualidade Total que reflete uma determinação inabalável para eliminar as causas dos problemas. É o oposto da mentalidade de “apagar incêndios”. Visa atingir ininterruptamente resultados cada vez melhores.

Core Business - é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.

Downsizing - reduzir, encolher, diminuir, cortar. Em português significa “achatamento”, é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível.

Design Thinking (“modo de pensar graficamente”) – Uma abordagem que facilita pensar e atuar “fora da nossa caixa”, bem como utilizar a criatividade de forma colaborativa para gerar ideias (criatividade) e implantar ideias (inovação) a partir das necessidades reais dos stakeholders.

Empowerment - As empresas que dão mais poder, autonomia e responsabilidades aos seus colaboradores são as que estão mais bem posicionadas para competir. Com a gente que sobrou, faz-se necessário um alto grau de autonomia individual para que a empresa funcione melhor.

Eficácia – É fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera. É fazer certo "a coisa certa", ou seja, a coisa que leve ao resultado almejado.

Eficiência – É operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados. O conceito é bem intuitivo: diz respeito a quem consegue obter o mesmo resultado com menos recursos.

Endomarketing - Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o colaborador dentro da organização.

Holística -Significa todo ou inteiro. Busca entendimento integral dos fenômenos, indo ao contrário da crise de fragmentação atual.

Job rotation – Rodízio de funções promovido entre funcionários, com a finalidade de maximizar o aprendizado e aproveitamento dos mesmos dentro da empresa.

Joint venture - Associação de empresas, definitiva ou não, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

Just-in-time - É uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de estoques. Estoque zero - determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

Kaizen - Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, mudar para melhor, tanto na área profissional quanto na pessoal.

Key Performance Indicator (KPI) - Avalia o desempenho do negócio (p.ex., taxa de cancelamento de pedidos, taxa de horas de parada de equipamento, fator de capacidade líquida, retorno sobre investimento, custo da mão-de-obra, etc.).

Learning Organization (Organização que aprende) – São empresas gerenciadas de forma transparente, com gestores que divulgam aquilo que sabem, pedem ajuda quando não sabem e facilitam o aprendizado de seus liderados.

Market Share - grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

Mentoring – profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas ideias sobre o trabalho e a carreira.

Networking - rede de relacionamentos/contatos de cunho profissional.

Óbice - Palavra derivada do Latim, significa impedimento, embaraço, empecilho, obstáculo ou estorvo.

Ombudsman – Palavra de origem sueca que significa “o homem que representa os interesses” ouvidor, profissional que tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa. Popularmente conhecido como “ouvidoria”.

Outplacement - é uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o benefício de todos os envolvidos.

Outsourcing - Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. Popularmente conhecido como “terceirização”.

PDCA - Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria contínua de todos os processos É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act).

Planejamento estratégico – é um processo gerencial que permite estabelecer um diretrizes a serem seguidas pela organização, com o objetivo de se obter otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

Plano de ação – é composto por uma série de providências/tarefas a serem efetuadas a partir de um planejamento. Em um plano de ação, as providências são devidamente priorizadas e listadas por ordem cronológica.

Qualidade Total - (TQM - Total Quality Management) - estratégia utilizada para conscientizar sobre a qualidade em todos os processos/serviços.

Rapport - Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa. Também chamado de empatia.

Reengenharia - Método usado para reestruturar/refazer e reformar sistematicamente toda uma empresa, funções e processos.

Sinergia - Refere-se à convicção de que dois mais dois podem ser cinco. É a cooperação e esforços simultâneos para o atingimento dos objetivos.

Stakeholders - Pessoa ou grupo com interesse na performance de organização e no meio ambiente na qual opera.

Supply Chain Management - Gerenciamento da Cadeia de suprimentos dos negócios.

Teambuilding - Conscientização dos profissionais da importância e do porquê da necessidade do trabalho em equipe, através de promoção de maior motivação e entusiasmo nas pessoas para a realização de suas atividades diárias.

Trainee - Cargo em uma empresa, em que o desenvolvimento profissional do colaborador, contratado na condição de recém-formado, é incentivado através de um programa.

Turnover - Palavra em inglês, que na tradução quer dizer: rotatividade; movimentação; giro; circulação;

Workaholic – Viciado em trabalho. 

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração