Mais comentada

A diferença entre informação e conhecimento.

Informação é meramente a declaração de fatos, ações ou divulgações em si, porém, o conhecimento é a interpretação e aprendizado das informações obtidas, com seleção crítica do que devemos absorver.

Fabio Vieira,

 


A Internet é mágica de informações, simplesmente fazendo surgir fotos, vídeos e textos sem a responsabilidade óbvia de fazerem crédulos, é claro. Como exemplo, vemos a Wikipédia, no qual acreditamos que tudo que está escrito é verdade, sem termos as fontes (ainda que alguns coloquem, é preciso ir atrás das fontes citadas) e certezas se o que está escrito é digno de confiança ou não.


Pela internet, vemos, lemos e ouvimos inúmeros fatos políticos, condenações veementes de pessoas, críticas acirradas sobre filmes , e simplesmente compartilhamos, curtimos ou tuitamos sem termos uma visão imparcial do assunto apresentado. Muita informação acaba por confundir os usuários e/ou crítica mais profunda sobre estas informações.


Desta forma, começamos a nos tornar um pouco irresponsáveis, não somente por deixarmos de nos aprofundar nos assuntos compartilhados ou curtidos, mas também por darmos nosso nome e nossa voz em assuntos que não temos conhecimento suficiente e do qual temos apenas informações mastigadas e pré-selecionadas em nossas mentes, sem saber se são reais e sem entender seu significado real.


informaçãoeconhecimento

E para piorar, muita informação acaba por confundir os usuários, e mais trazem riscos do que benefícios para o conhecimento de quem está tentando aprender e selecionar informações de forma correta, e desta forma, os internautas ficam por sua conta e risco.

Usuários que não possuem maturidade e sensos críticos acabam por não conseguirem selecionar a informação de forma adequada, e deixam a própria internet selecionar o que é relevante para si, assim como faz a televisão, onde somos agentes passivos. Desta forma, infelizmente torna-se manipulado por muitas notícias sem sentido ou com críticas vazias, repetindo o círculo pedagógico comum utilizado em escolas de governos totalitários.


Não entenda que sou contra internet ou que a vejo como totalitária, pelo contrário, amo a democracia que a mesma traz, mas apenas entendo que devemos ser cuidadosos e selecionadores críticos das informações obtidas, para que possamos torná-las em conhecimento reais. Verificar quem é o autor da informação é muito importante, qual a sua intenção e se o contrário da informação também não tem suas razões de ser, talvez até com uma visão mais real do que é posto em nossa frente.


Informação é simplesmente divulgação de algo, porém o conhecimento se dá através de um juízo e opinião com base em estudos sobre a mesma divulgação. Agora cabe a nós decidirmos o que queremos fazer e que tipo de pessoa queremos ser:

  • Sermos autômatos e massa levada pelas milhares de ideias
  • Sermos donos do nosso próprio rumo de forma crítica, sem medo de rumarmos contra a maré e sermos fiéis a nos mesmos.

Como disse um profeta:

"Paz se possível, verdade a qualquer custo." (Martinho Lutero).


Siga-me agora - http://twitter.com/fabiomenvie

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: conhecimento gestão informação internet pais redes sociais relacionamento sabedoria televisão totalitario

Shopping