Mais comentada

A importância da comunicação nos dias atuais

Acácio Garcia,
 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

 

O mundo hoje está dividido em dois grandes blocos:

 

pessoas que falam em público e pessoas que não falam em público.

 

As pessoas comunicativas levam vantagens em relação às tímidas.

 

Quantas oportunidades perdemos na vida por causa da timidez?

 

Imagine-se no lugar do dirigente de uma empresa selecionando um profissional para compor sua equipe. Entre os candidatos a serem selecionados, estão um tímido e outro comunicativo.

 

Qual deles você selecionaria?

 

Com toda certeza, o candidato mais extrovertido, não é verdade?

 

Não foi por acaso que você se interessou por esse tema tão importante nos dias atuais.

Nessa conturbada vida moderna e nesse mercado corporativista, a cada instante que passa, surge a oportunidade de nos comunicarmos em público.

 

Tal oportunidade está presente em todas as atividades, numa época em que a busca por uma profissão de destaque exige essa imposição de naturalidade na fala, qualquer que seja o tipo de profissão que você tenha escolhido.

E falo assim porque muitas pessoas pensam que falar em público é importante somente aos profissionais da área jurídica, do magistério ou da política.

 

É óbvio que a necessidade de falar em público se agiganta à medida que vamos galgando posições de liderança na sociedade, nas organizações públicas e privadas e mesmo como autônomos.

 

Desta forma, todos os profissionais, indistintamente, bem como os estudantes, devem estar preparados para se apresentar em público com naturalidade e prazer, ao invés dos atropelos do nervosismo e do pavor.

 

Sob meu ponto de vista, a educação brasileira deveria iniciar esses treinamentos já no ensino fundamental (o antigo primeiro grau), com práticas mensais de oratória, poesias e outros tipos de apresentação em público, com campeonatos e entrega de medalhas e placas aos vencedores, mostrando, desde a infância, o valor que o mercado dá àqueles que falam bem e se apresentam em público com naturalidade.

 

Caso contrário, continuaremos a assistir a vergonhosas e péssimas apresentações de nossos acadêmicos, mestrandos e doutorandos que pagariam uma fortuna para escapar de TCCs, monografias, dissertações e teses exigidos ao final de cada curso.

 

E o pior: quantas vezes acadêmicos procuraram nossos cursos de oratória, alegando que estavam desistindo de seus cursos por terem que apresentar trabalho em sala de aula.

 

Após a participação no curso, eles viam, por meio das práticas simples, alegres e descontraídas, que o "bicho-papão" do medo das apresentações era muito menor do que eles pensavam.

 

Em todas as profissões o que mais se usa após a formatura é a comunicação, a fala em público.

 

Para exemplificar: um engenheiro administrando uma obra com centenas de trabalhadores ou um médico administrando um hospital ou uma clínica utilizará quase 80% da oratória, da comunicação, e somente 20% de conhecimentos técnicos aprendidos em seus cursos universitários.

 

Portanto, se existe um presente valiosíssimo para você, para seus filhos ou para alguém que você ama, é um bom curso de oratória prático e filmado.

 

Vale ressaltar que o curso teórico de oratória não possui a mesma força que o curso prático e filmado acompanhado com as respectivas correções ou feedback.

 

É notório que após o curso você melhora sua auto-estima e, com as ferramentas das técnicas em mãos, passa a ter prazer em fazer uso da palavra nos encontros entre amigos, nas reuniões, nas palestras, numa festa de aniversário, de casamento ou de formatura, em sala de aula ou em alguma outra solenidade de sua empresa ou órgão público.

 

Vale salientar que falar em público não é só pedir a palavra e fazer um discurso "sem eira nem beira", com palavras soltas e desencontradas.

 

Falar em público é interagir e manter uma comunicação efetiva com os ouvintes, transmitindo todas suas idéias e pensamentos, com um objetivo claro e sem ruídos na comunicação.

 

Apresentar-se em público é convencer os ouvintes. É dominar bem o assunto que está expondo.

 

É falar para uma plateia como se estivesse conversando com naturalidade, para um grupo de amigos.

 

Acácio Moraes Garcia

Professor de Oratória

www.AcacioGarcia.com.br

(48) 3225 2337  -  9981 0770

acacio@acaciogarcia.com.br

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: apresentação em público comunicação comunicação verbal Curso de oratória debates dicção discurso dissertações expressão verbal extrovertido gestos e postura introvertido medo de falar em público monografias oportunidades na vida profissional orador oratória prova oral reuniões TCCs teses timidez timidez de falar em público tribuna

Vagas de trabalho