A importância da ética nas organizações

Thaís Fonseca,

                                  

            Imagine se em qualquer empresa que trabalhassemos não existisse ao menos uma regra de conduta ou uma orientação do que é certo ou errado dentro de uma organização? E dessa forma, como seria se algum funcionário sofresse qualquer tipo de assédio dentro da empresa?. Com certeza  os casos de assédio (moral, sexual) aconteceriam com muito mais intensidade do que já acontecem e nenhuma providência seria tomada.
          E para falar a verdade muitas vezes a vítima de assédio não toma nenhuma providência, porque o agressor (vamos dizer assim) na maioria das vezes é justamente um chefe, alguém com um cargo superior ao da vítima, e isso contribui muito para intimidá-la, porque o assediado já tem em mente que nada poderá ser feito contra o chefe, que é a palavra de um subordinado contra a palavra do chefe e etc. Mesmo que o assédio ocorra entre funcionários de um mesmo nível hierárquico, muitas vezes nenhuma atitude é tomada para punir o agressor, em grande parte porque a vítima tem medo de represálias, perseguições no trabalho e principalmente porque a maioria das pessoas pensam que mesmo se tomarem uma atitude não vai adiantar nada, o agressor não será punido. Mas se cada vez que houvesse um caso de assédio e fosse tomada alguma providência, com certeza esse problema seria bem menor e o respeito entre colegas de trabalho seria bem maior.
        Mesmo que na maioria das vezes a vítima prefira ficar calada, é muito importante que qualquer empresa, por menor que seja, tenha sempre um código de ética. Algo que mostre aos funcionários que eles têm um meio de defesa contra o assédio, que há um meio de punir o agressor. Também seria muito interessante se as empresas organizassem palestras para seus funcionários enfatizando a importância de se defender, fazer denúncias, tomar atitude em casos de assédio. Porque muitas vezes o funcionário não tem consciência de que ele pode e deve se defender desse tipo de agressão.
      Isso contribuiria para que diminuísse ao menos um pouquinho a sensação de impunidade (pelo menos nesse aspecto) no nosso País.


Obrigada a todos!!!

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: ética