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A importância da retenção de Clientes

Roberto Lombardi,
     Uma forma ideal de manter ou aumentar a participação de mercado em segmentos específicos é assegurar a retenção dos clientes atuais nesses segmentos. As constatações resultantes dos estudos sobre a cadeia de lucros de serviços demonstram a importância da retenção de clientes. Empresas que conseguem identificar prontamente todos os seus clientes – por exemplo, empresas do setor industrial, distribuidora e empresas atacadistas, jornais e editoras de revistas – estão em ótima posição para medir a retenção de clientes, pois muitas empresas medem a fidelidade, que resultam em retenção desses clientes pelo percentual de crescimento dos negócios realizados com ele.
     A retenção de clientes é muito importante para o resultado da empresa, pois de nada adiantaria a captação de clientes sem a retenção deles. Isso significaria apenas um giro de clientes em relação a sua quantidade.
     Um cliente satisfeito além de ser fiel, contribuiria para a campanha de divulgação da empresa, a campanha “boca-a-boca”, onde ele indicaria o fornecedor a outros clientes devido a sua satisfação pela aquisição do produto ou serviço.
     Existem várias maneiras de cativar um cliente, como por exemplo fazer visitas periódicas revendo suas necessidades, não vender apenas o produto, mas também a solução para a empresa, diversificar seus produtos e serviços dando mais opções ao cliente, melhorar os serviços de atendimento pós-venda, etc. Tudo isso poderá garantir uma parcela substancial de retenção de clientes, garantindo a manutenção do resultado esperado pela empresa.

Roberto Lombardi Junior
Administrador - MBA em Gestão de Negócios
robertolombardijunior@gmail.com
www.twitter.com/robertoljunior

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