Mais comentada

A importancia do Lider nas organizações

Sem direção, funcionários caminham para um vazio e a empresa para a mesmice

Arildo Ramos,

A cada dia percebemos a importancia de se ter e manter Lideres dentro de nossas empresa, mas o que realmente é ser Lider? Atualmente temos centenas de definições de Lider e nenhuma delas fala daquilo que realmente importa.

 

Liderança é antes de tudo ter foco claro e mensurável. Liderança é saber onde a empresa (e não as pessoas) desejam chegar e o que realmente devemos fazer para atingir este objetivo. Liderar é ter a capacidade de expressar, transmitir  de forma clara, simples e objetiva uma direção a ser seguida e conseguir seguidores e parceiros nesta caminhada que geralmente é árdua.

 

Tenho visto muitas empresas patinando no mercado sem sair do lugar e sem entender porque não conseguem evoluir ou fazer com que seus colaboradores atuem de forma expontanea contribuindo para este desenvolvimento. Vejo também empresas que perdem grande parte de suas reuniões (principalmente de orçamento) ouvindo desculpas esfarrapadas para o mau desenpenho desta ou daquela área ou então buscando culpados para o fracasso.

 

Nenhuma empresa seja de que tamanho ou segmento for irá sobreviver sem Lideres. Mas Lider não é Chefe (gerente, supervisor, etc). Lider é qualquer um que entenda e saiba o que fazer e como motivar parceiros a seguir em frente.

 

Outro dia em uma reunião em uma empresa, ouvi de alguns "chefes" que a empresa precisava motivar os colaboradores para que eles se sentissem mais satisfeitos para produzir os resultados orçados. Em um primeiro momento fiquei parado observando os demais comentários até não resistir mais e perguntar: Como um lider pode falar que a empresa tem que motivar seus colaboradores? Este não seria o papel do Lider? Não é o Lider que deve saber como motivar sua equipe? Não é ele que lida diretamente com os seus colaboradores?

O que mais vejo são chefes que quando questionados por seus subordinados apontam imediatamente para a empresa afirmando que receberam ordens da diretoria. São incompetentes para transmitir confiança a equipe. São covardes e se escondem atraz de falsas verdades levando muitos para o abismo.

 

Caro amigo, quantas vezes você já olhou para o seu chefe e viu uma pessoa fraca, omissa, que não cria apenas faz o que mandam, que é incapaz de cobrar resultados com medo de que você fique com raiva dele, que nitidamente se esconde atraz da equipe ou aceita passivamente maus resultados e comportamentos?

 

Já você que é chefe, quantas vezes você já olhou para a sua equipe com entusiasmo, com verdade, com dinamismo, com uma postura firme e correta? Quantas vezes você já não foi complacente com erros? Quantas vezes já não tratou diferentes como iguais?

 

Será que a responsabilidade de motivar alguem é da Pessoa Jurídica ou será que cabe as pessoas físicas (verdadeiros lideres) esta função?

 

Se você está se preparando para ser um Lider pense nisso e saiba que você só terá sucesso se sua equipe tiver sucesso. Você vai fracassar se não assumir a responsabilidade pelo sucesso de seus colaboradores.

 

um abraço

 

 

 

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Vagas de trabalho