A liderança, a comunicação, o atendimento e o trabalho em equipe de sua empresa precisam melhorar?

Conheça as 5 principais vantagens de realizar um Treinamento In Company

 

A opção pelos cursos In Company não é mero acaso: esse treinamento traz benefícios que agregam no planejamento estratégico, contribuem para maior produtividade, potencializam os resultados e geram diferencial competitivo para a organização, além de trazerem inúmeras vantagens tanto para a corporação como para os colaboradores.
Nesse sentido, listamos de forma mais detalhada quais são esses benefícios e o que trazem de retorno às empresas. Confira:


1 Conteúdo focado
Como a educação corporativa é dedicada a uma determinada empresa, o primeiro grande benefício é que o conteúdo pode ser personalizado para a realidade dos participantes, tornando a assimilação do conhecimento menos complexa e contemplando as necessidades do negócio.
Cada corporação tem sua própria política, filosofia, estruturação e metas, assim como os empreendimentos estão inseridos em diferentes segmentos, características que levam à necessidade de configurações próprias. Sendo assim, nem sempre realizar um curso tradicional — como por exemplo, um de curta duração ou uma especialização — faz com que um colaborador consiga contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento da organização.
Comprovadamente, surte mais efeito quando os trabalhadores de uma mesma empresa participam de capacitações voltadas para as necessidades específicas da companhia, uma vez que isso favorece o desenvolvimento das competências e das atitudes demandadas, facilitando sua aplicação no dia a dia dos profissionais.
Essa customização é o principal foco dos Treinamentos In Company. Sem contar que esse tipo de qualificação é ideal para a resolução de problemas comportamentais e administrativos, que podem ser ou ainda se tornarem verdadeiros obstáculos no processo produtivo. Inclusive, dependendo da duração, as dúvidas que nascem na rotina dos empregados podem ser trabalhadas enquanto o treinamento é realizado.
Dessa forma, um Treinamento In Company formatado de acordo com as demandas da companhia será elaborado pela empresa que o ministrará com conteúdos personalizados, que atendam pontualmente às suas necessidades — técnicas, de liderança, de relacionamento interpessoal, motivacionais entre outros.
Esse tratamento permite alcançar os resultados esperados pela empresa, no que se refere às exigências de atualização e aprimoramento de competências e habilidades dos profissionais de suas equipes, então identificadas.

2 Otimização do tempo
Um grande desafio enfrentado pelas companhias para promover a capacitação de seus trabalhadores é encontrar tempo para isso sem prejudicar a cadeia produtiva. Ou seja, sem interferir na rotina de trabalho e sem ocupar o tempo livre dos profissionais envolvidos.
Treinamentos In Company surgem como uma solução para esse conflito. Devido ao fornecimento do espaço para a realização dos treinamentos por parte da empresa e a atenção exclusiva do instrutor para seus funcionários, as corporações podem negociar mais facilmente datas e horários para realização das aulas.
Com a devida organização — seja dentro, seja fora do expediente de trabalho — a entidade define os horários de forma que a capacitação não atrapalhe as atividades habituais dos profissionais que participarão. Assim, são preservados os serviços cotidianos prestados, não havendo interferência no funcionamento da empresa e reduzindo as ausências provocadas por treinamentos externos.
Para tanto, podem ser adotadas diversas estratégias, como a adequação temporária do horário de expediente e a criação de diferentes turmas, por exemplo, a depender do número de participantes do curso. Essa flexibilidade é extremamente vantajosa tanto para a corporação quanto para o trabalhador, pois muitas vezes os profissionais deixam de se capacitar por falta de tempo e pela necessidade de longos deslocamentos.

3 Maior compromisso
Não é raro ouvir reclamações de empresas que custearam treinamentos externos para seus colaboradores e contabilizaram índices consideráveis de ausência nas aulas. Nesse caso, ao disponibilizar a educação corporativa dentro de suas dependências, as companhias se beneficiam com um maior compromisso por parte dos profissionais, que não serão mais expostos à falta de estímulo causada pelos traslados até o local em que serão ministrados.
A corporação tem a certeza de que haverá comparecimento e também engajamento dos profissionais. Isso, porque pesquisas feitas com colaboradores que participaram de cursos In Company mostram que esse tipo de treinamento tem um alto índice de aceitação.
Eles consideram que essa capacitação oferecida pela entidade agrega muito mais valor às atividades desenvolvidas em suas funções, pois possibilita melhor utilização e maior aproveitamento do seu potencial, fazendo com que conheçam melhor a organização como um todo e utilizando mais a sua criatividade para atingir os objetivos empresariais.

4 Aumento da motivação
Outro benefício de receber uma capacitação de qualidade — e para o qual os trabalhadores não precisarão gastar tempo no trânsito — é a potencialização do valor agregado do ensino para o profissional. Isso aumenta o reconhecimento por parte do colaborador e proporciona a ele um sentimento maior de valorização em relação à empresa. O resultado dessa equação é a maximização da motivação dos profissionais.
Além disso, treinamentos externos são mais onerosos, e dificultam que a corporação envie muitos profissionais de uma única vez. Com os Treinamentos In Company é possível estabelecer um aprendizado em conjunto, por meio do qual todos os funcionários recebem a mesma informação, podendo suscitar debates e desenvolver estratégias juntos, o que contribui para a motivação de toda a equipe.

5 Redução de custos
Por fim, um excelente benefício é a redução de custos. Ao customizar os cursos, as empresas conseguem criar grades de conteúdo que atendam às suas necessidades. Dessa forma, conseguem envolver um maior número de profissionais e estabelecer cronogramas que não atrapalhem suas operações.
Alguns gestores podem até pensar que cursos personalizados para suas organizações demandam investimentos maiores. Contudo, a conta é muito simples: como as instituições responsáveis não terão o ônus do espaço de realização, e ainda costumam comercializar o treinamento em forma de pacotes conforme a quantidade de participantes, o valor por aluno é reduzido em comparação à contratação individual.
Quando são bem planejados e executados, os Treinamentos In Company podem significar uma otimização de investimento e ajudar a reduzir consideravelmente os custos globais com a educação corporativa. Para se ter ideia, geralmente, essa redução de custos significa uma economia que gira em torno de 30% a 40%. Portanto, trata-se de um excelente negócio para as empresas!


Como você pode perceber, os Treinamentos In Company configuram uma excelente forma de investir no capital humano de uma empresa. Como a variedade de capacitações é bastante considerável, é possível trabalhar os diversos setores e hierarquias de uma organização.


Atualmente, os treinamentos que estão em voga são os chamados coaching. Essa é uma metodologia que visa principalmente ao desenvolvimento de competências gerenciais e empreendedoras. É por meio dela que as corporações estão ganhando um diferencial competitivo capaz de apresentar resultados rápidos e extraordinários no desempenho e produtividade dos profissionais.


Em parceria com a Programação Neurolinguística, o processo de coaching é atualmente a mais poderosa metodologia de liderança e gestão de pessoas que existe, pois, além de promover o desenvolvimento de pessoas e entidades, tem a alta performance como objetivo. Portanto, seus resultados podem acrescentar muito para a companhia e para os colaboradores.
Esses treinamentos buscam assegurar a longevidade sustentável da corporação por meio de formação de líderes que estimulem a cultura da inovação entre os seus liderados, tirando-os do comodismo.


E a sua empresa? Já realizou algum curso In Company? Você gostaria de mais informações sobre treinamentos? Entre com contato com a HelpYou Assessoria e Desenvolvimento de Pessoas e descubra as ferramentas ideais para investir na performance de seus profissionais e no futuro de sua empresa!

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: atendimento benefícios coaching comunicação empresas equipe lideranca pessoas pnl profissionais resultados trabalho em equipe treinamento Treinamento In Company vantagens