Mais comentada

Abordagem contingencial

Sérgio Simões,
Abordagem contingencial.

Incerto ou eventual, a teoria das contingências expressa que situações diferenciadas pedem medidas diferenciadas. Somando o conhecimento das teorias mais a criatividade para adotar medidas em prol da organização.

Essa teoria tem por ideal que para se atingir a eficácia em uma empresa, não deve se seguir apenas a uma linha organizacional, apenas a um modelo de administração. Para isso, um verdadeiro líder, é aquele que consegue preparar e trabalhar com um mesmo grupo de pessoas, com as mesmas características em situações adversas, percebendo qual linha de raciocínio adotar para cada obstáculo que terá que enfrentar.

Para muitos a expressão: “estilo de liderar”, nada mais é de como os subordinados enxergam o líder, quais são suas atitudes, etc. Para Fred Fiedler essa expressão fala das necessidades e o motivo do líder, o que ele busca? O que ele quer?

Voltando no que fora dito, um líder deve saber que hora mudar seu comportamento certo? Então, provavelmente ele devera adotar uma serie de posturas para cada necessidade da empresa, sempre mantendo o bom senso e a educação, motivando a equipe a prosseguir com dedicação no trabalho quer seja a situação enfrentada pela empresa.

Dimensões Contingências

Relação líder-membro:
Grau de confiança e respeito em que a equipe deposita em seu líder.

Estrutura de tarefas: Determina qual o nível estrutural de uma tarefa, como ela esta sendo realizada, o nível de organização em prol do êxito.

Poder de posição: Determina o nível de autoridade ou poder que o líder tem sobre seus colaboradores. Contratações, demissões, promoções, etc.

Para saber mais sobre autoridade ou poder, leia um de meus artigos que explica detalhadamente minha visão sobre os mesmos.

Dentro da abordagem Contingencial, podemos resumir de uma maneira bem simples de entender: Um líder deve se adaptar a situação vivenciada da melhor maneira possível, moldando a si e sua equipe em prol do desenvolvimento do projeto em pauta.

Sergio Arthur Rodrigues Simões
Sergio-rodrigues@folha.com.br

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: abordagem contingencial fiedler fred lider lideranca visao

Shopping