Mais comentada

Administração Estratégica

Administração Estratégica é ponto chave para o sucesso de qualquer Organização, esse conceito vêm se evoluindo a cada dia no cenário em que vivemos, devido a competitividade agressiva entre as organizações e por conta evolução tecnológica que vem crescendo com grande agressividade.

Robson Felix,
A administração estratégica tem se modificado significativamente com o decorrer dos anos. Inicialmente, em sua primeira fase, ela se traduzia, basicamente, no planejamento financeiro cujo principal objetivo era cumprir um orçamento. Posteriormente, libertando-se da premência do presente, a administração estratégica voltou-se para a previsão do futuro.

O planejamento era, então, em sua segunda fase, baseado em previsões. Esta fase supunha uma relação de causalidade entre presente e futuro, o que proporcionava mais segurança ao agente decisório. O objetivo maior era acertar, tentava-se adivinhar o futuro.

É somente na terceira fase da evolução da administração estratégica que temos um salto qualitativo na efetividade do processo de decisões estratégicas. Esta nova fase visa ao desenvolvimento do pensamento estratégico, auxiliado pelo processo de cenários. O objetivo maior passa a ser o exercício como forma de aprendizado, admitindo-se, então, as incertezas e as descontinuidades do ambiente, o que torna o gerenciamento do negócio mais difícil.

A quarta e última fase da administração estratégica caracteriza-se por uma relação de interação entre empresa e ambiente, sendo que a primeira passa, então, a participar do processo de criação do futuro. Nesta fase, cada tomador de decisão da empresa, suportado pelos cenários, passa a atuar como um planejador

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Administração Estratégica

Shopping