Mais comentada

Ambiente de negócios: o Custo Brasil

Num setor tradicionalmente forte como o industrial, é de admirar que o Brasil caia de 5º para o 15º lugar como fabricante de máquinas em poucos anos, no ranking mundial. Mais que um dilema, uma imposição, ou o Brasil se redescobre e se reforma, ou vai deixar passar a janela de oportunidade, de escape do subdesenvolvimento.

Eduardo Buys,
Ambiente de Negócios: o Custo Brasil
Desindustrialização do Brasil?

 

      A série de reportagens publicadas pela Agência Estado, na semana passada, sobre a indústria brasileira, listadas abaixo, dão uma visão amarga do que onosso país enfrenta hoje, com um ambiente de negócios sufocado pelo dito custo Brasil, que afeta decisivamente a competitividade do produto nacional.
     Num setor tradicionalmente forte como o industrial, é de admirar que o Brasil caia de 5º para o 15º lugar como fabricante de máquinas em poucos anos, no ranking mundial. A contribuição do setor caiu de 45% para 28% do PIB brasileiro. Perante a um custo Brasil de 36%, quando comparado com os EUA e a Alemanha - com relação a China poderia chegar ao dobro deste percentual - aAbimaq fala em desindustrialização do Brasil.
     É como se estivéssemos dando marcha à ré no progresso. Mesmo com uma mão de obra de custo baixíssimo, o preço final de nossos produtos é elevado. São vários exemplos de produtos que custam 50% mais no mercado interno, comparado com o valor do mesmo produto exportado.
     Mais que um dilema, uma imposição, ou o Brasil se redescobre e se reforma, ou vai deixar passar a janela de oportunidade, de escape do subdesenvolvimento. 

'Commoditização' avança no País, afirma empresário http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100308/not_imp520987,0.php#noticia

 

Custo Brasil, uma sobrecarga de 36% http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100308/not_imp520958,0.php

 

Setor de máquinas e equipamentos perde espaço no mercado mundial http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100308/not_imp520986,0.php

 

Postadopor Eduardo Buyscontato: edubuys@uol.com.brsite: Blog do Varejo www.varejototal.zip.net

(publicado também no Blog do Varejo e via diHITT

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: ambiente de negócios Brasil competitividade economia reforma

Vagas de trabalho